Conteúdo publicado há 7 meses

GO: Casal é preso suspeito de vender azeite de oliva proibido pela Anvisa

Duas pessoas foram presas suspeitas de comercializar azeite de oliva com venda proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A operação aconteceu nesta quarta-feira (23), em Goiânia.

O que aconteceu

Casal foi preso em flagrante pela Polícia Federal. Os agentes deflagraram a Operação Vale Perigoso, que busca combater a comercialização de azeite de oliva com venda proibida.

Agentes encontraram caixas de produtos sem as devidas documentações. Os policiais estavam cumprindo um mandado de busca e apreensão expedido pela 5ª Vara Federal em Goiânia.

O azeite em questão foi objeto da Operação Lampante, realizada em maio de 2023, que combatia a venda de azeite adulterado. Na época, a investigação apontou que um casal que morava em Foz do Iguaçu importava o óleo irregularmente da Argentina e revendia o produto pela internet.

Azeite adulterado possuía o registro da marca Valle Viejo, que está com comercialização suspensa pelo Ministério da Agricultura desde 2021. Laudos comprovaram que o azeite tinha teor de acidez muito acima do indicado para consumo e era uma mescla de óleos de soja e de girassol.

Como os nomes dos presos não foram divulgados, o UOL não conseguiu localizar a defesa em busca de posicionamento. O espaço segue aberto para manifestação.

Azeite adulterado era, na verdade, uma mescla de óleos de soja e girassol importada irregularmente da Argentina.
Azeite adulterado era, na verdade, uma mescla de óleos de soja e girassol importada irregularmente da Argentina. Imagem: Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.