Peeling de fenol: curso online feito por dona de clínica está fora do ar
O curso online feito pela influenciadora Natalia Fabiana de Freitas para aprender a aplicação do peeling de fenol está fora do ar na plataforma de aulas digitais. Natalia Becker, como é conhecida nas redes sociais, é dona da clínica onde um jovem morreu após procedimento de peeling de fenol realizado por ela em São Paulo.
O que aconteceu
O curso feito por Natalia teve mais de 1.100 estudantes matriculados. O conteúdo é ministrado de forma remota por Daniele Stuart que se define como farmacêutica bioquímica "formada há mais de 14 anos" e que tem pós-graduação em "estética invasiva internacional". A informação consta na página da Hotmart, plataforma digital para distribuição e venda de produtos digitais, onde o curso era oferecido. Por estar indisponível, não é possível ver o valor que era cobrado para ter acesso às aulas.
Curso é avaliado com 3,7 estrelas, referentes a 22 avaliações de alunos. Mesmo com o treinamento indisponível, a descrição segue no ar na página. O texto diz que o curso de peeling de fenol atenuado é "exclusivo" e que os alunos irão entender "como ele funciona, como fazer a aplicação correta e também as fórmulas de preparação de pele, do peeling, fórmula selante e pomada pós-peeling".
A descrição do curso ainda diz que o peeling de fenol atenuado é "menos doloroso e agressivo": "A pré-oxidação do fenol com substâncias alcalinizantes torna o peeling menos doloroso e agressivo, sem perder sua capacidade única de regeneração cutânea". De acordo com a Hotmart, Daniele está cadastrada há seis anos na plataforma.
"Quero te ensinar tudo que aprendi", afirma Daniele em biografia no site. "Comecei nessa área através da aplicação de toxina botulínica e encontrei nessa técnica uma forma fácil para quem está começando, principalmente, lucrativa e o melhor de tudo: sem investimento em aparelhos caros. Quero te ensinar tudo que aprendi nesses dois anos de técnica e experiência para você ter sucesso também", conclui.
Questionada sobre quanto tempo levou para fazer o curso, Natalia disse não sabia se foi "um mês". Ainda ao Fantástico (TV Globo), a influenciadora alegou que recebeu uma apostila de 43 páginas onde o procedimento é ensinado.
Daniele ainda teve outros quatro cursos disponíveis na plataforma. Três deles continuam no ar, com valores que variam de R$ 197 até R$ 1.490. O mais caro seria um treinamento de "endolaser" que, segundo a farmacêutica, "reduz a gordura e flacidez da pele já na primeira aplicação".
Polícia de São Paulo encaminhará trechos de inquérito sobre a morte para investigadores da Polícia Civil do Paraná. Segundo a Folha de S.Paulo, o objetivo é apurar a conduta de Daniele, que é dona da clínica Neo Stuart, em Curitiba.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o peeling de fenol é invasivo e agressivo, por isso, deve ser realizado por médicos dermatologistas habilitados, com o paciente anestesiado e com monitoramento cardíaco. "Isso porque há um risco de toxicidade e possíveis arritmias causadas pela dor intensa provocada pelo método".
Defesa de farmacêutica se manifesta
Defesa afirma que Daniele é "uma profissional respeitada". Ao UOL, Jeffrey Chiquini, defensor da farmacêutica, declarou que tentar envolver a cliente ao caso de São Paulo e com a morte da vítima é "injusto, irresponsável e precipitado".
Advogado diz que farmacêutica não tem controle de quem acessa o curso, já visto por "mais de 3.000 alunos, sem haver qualquer tipo de reclamação". Ele também negou que Daniele tivesse contato com Natalia, não ensinando "em momento algum" a influenciadora a realizar procedimentos invasivos: "Ela não instruiu [a influenciadora] a agir como fez, inclusive os procedimentos que aquela senhora adotou não condizem com aquilo que a doutora Daniele ensina".
A doutora não participou do procedimento, não teve acesso ao procedimento realizado e aquela que aplicou de forma errada tecnicamente o procedimento não era habilitada para tal, mas a doutora Daniele não tem e não tinha como ter esse controle, porque seu curso era um curso de acesso livre autorizado pela legislação. A doutora Daniele é habilitada para atuar nessa área, habilitada para ensinar, mas aquilo que a doutora Daniele ensina não foi aplicado como deveria.
Jeffrey Chiquini, defensor da farmacêutica
Vítima sofreu parada cardiorrespiratória
O empresário de 27 anos morreu enquanto passava por um procedimento estético realizado no dia 3 de junho. Henrique Silva Chagas teve parada cardiorrespiratória durante o procedimento. A clínica fica localizada na rua Doutor Jesuíno Maciel, no Campo Belo, na zona sul de São Paulo.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberVítima veio do interior de São Paulo para fazer o procedimento estético na clínica. Por volta das 14h30, a Polícia Militar foi acionada para apoiar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em ocorrência de morte suspeita. O Samu constatou o óbito do jovem ainda no local.
No Instagram, a conta da influencer tinha mais de 233 mil seguidores. A mulher informava que é "criadora" de um protocolo de tratamento estético e "premiada especialista em melasma". Ela tem uma unidade da clínica em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. Conta de Natalia no Instagram ficou indisponível após o caso.
A causa da morte de Henrique Chagas ainda é investigada pela polícia, que aguarda exames toxicológico e anatomopatológico para saber se o uso do fenol provocou, de fato, o óbito do empresário. Na última semana, Natalia Becker foi indiciada por homicídio com dolo eventual, quando não há intenção, mas se assume o risco de matar. Não há mandado de prisão contra ela.
A defesa de Natália diz que aguarda o laudo dos exames que determinarão a causa da morte do empresário.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.