SP pode ter recorde de calor hoje e queda abrupta de temperatura amanhã

São Paulo terá uma semana marcada por uma rápida mudança de temperatura.

O que aconteceu

São Paulo pode ter recorde de calor para o mês de junho hoje (24), com máxima de 28°C, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Porém, nesta terça-feira (25) as temperaturas vão cair e os termômetros não devem passar dos 18°C — com mínima prevista de 15°C.

De acordo com o Metsul, o padrão de dias com temperaturas acima da média será quebrado nesta semana devido a incursões de ar frio. Apesar de São Paulo contar com temperaturas mais baixas amanhã, com o aumento de nuvens e precipitação fraca em áreas perto da costa e também próximo ao Paraná, essa massa de ar frio vai impactar mais a região sul — especialmente o Rio Grande do Sul.

No entanto, frio vai durar pouco. Como o ar frio passará "raspando", o ar quente retornará no meio da semana com calor à tarde, ainda segundo o Metsul.

Já na quarta-feira (26), as máximas voltam a ficar mais altas, podendo chegar a 22°C. Na quinta-feira (27), a máxima será de 24°C, enquanto na sexta-feira (28) os termômetros devem chegar a 26°C.

A razão para as condições climáticas atípicas de São Paulo neste mês é um bloqueio atmosférico persistente que não é rompido por frentes frias. O Metsul relata que, nos primeiros vinte dias de junho, a temperatura mínima média na estação oficial da capital ficou em 15,5ºC.

O valor está 2,0ºC acima da média mínima histórica 1991-2020, de 13,5ºC. Já a média máxima ficou em 26,8ºC, número 3,9ºC acima da média máxima histórica de junho, de 22,9ºC.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.