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Chape, TAM e Air France; os maiores acidentes aéreos envolvendo o Brasil

A queda de um avião causou a morte de 61 pessoas na manhã desta sexta-feira em Vinhedo (SP). Desde 2007, não ocorriam acidentes com aviões comerciais de grande porte no território brasileiro. Relembre as principais tragédias aéreas envolvendo o país.

O principais acidentes

Avião da AirFrance que iria do Rio de Janeiro a Paris caiu no mar e não deixou sobreviventes. Em 31 de maio de 2009, às 19h30, decolou o voo AF447, com 228 pessoas a bordo, entre eles, 58 brasileiros. O avião enfrentava uma forte tempestade tropical e as baixas temperaturas congelaram os tubos de pilot, que apontam a velocidade da aeronave. Sem o funcionamento do equipamento, o Airbus perdeu sustentação e, poucos minutos depois, caiu no mar. No dia seguinte, começaram as buscas pela aeronave, que só seria encontrada em 6 de junho, em um local de difícil acesso a 627 km de Fernando de Noronha (PE). A investigação afirmou que a tragédia foi provocada por falhas mecânicas, erros dos pilotos e falta de treinamento da tripulação para pilotagem manual. A tragédia deixou traumas para os brasileiros que conheciam as vítimas e, a partir dela, foram implementados aprimoramentos na aviação global.

Acidente próximo ao Aeroporto de Congonhas deixa 199 mortos. Em 17 de julho de 2007, o voo TAM 3054 estava vindo de Porto Alegre, não conseguiu parar durante o pouso e saiu da pista, cruzando a avenida Washington Luís e batendo em um posto de combustível. No acidente, morreram 199 pessoas, sendo seis tripulantes, 181 passageiros e 12 pessoas que estavam no solo e no prédio da TAM que foi atingido. Uma das principais causas, segundo a investigação, foi um erro na posição das alavancas que comandam a aceleração e dão potência no avião. Uma delas permaneceu na posição de aceleração, o que levou à perda de controle da aeronave.

Choque entre jato e avião causa tragédia no norte de Mato Grosso. Em 29 de setembro de 2006, o jato Legacy, pilotado por pilotos norte-americanos, se chocou com um avião Boeing, da Gol. O voo 1907 ia de Manaus para Brasília. Os destroços do avião foram encontrados no dia seguinte, na Serra do Cachimbo, na divisa do Pará com Mato Grosso. As 154 pessoas a bordo do avião comercial morreram. Os pilotos do jato conseguiram fazer um pouso de emergência, que salvou a vida de todos que estavam na aeronave de pequeno porte.

Avião com time da Chapecoense caiu em Medelín, na Colômbia, deixando 71 mortos, em novembro de 2016. A aeronave transportava nove tripulantes e 72 passageiros, incluindo os jogadores do clube, dirigentes da equipe e jornalistas. O avião de matrícula boliviana CP2933, da empresa Lamia, decolou de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), onde fez escala depois de sair do Brasil. Autoridades da Colômbia informaram que a aeronave tinha um plano de voo irregular e estava com sobrecarga no momento do acidente. Apesar de não envolver uma aeronave do Brasil e não ter sido no território brasileiro, o acidente teve grande repercussão na mídia nacional e comoveu o país.

Aeronave da TAM mata 96 pessoas que estavam no avião e três pessoas em terra. Em outubro de 1996, a aeronave Fokker 100 saiu de uma escala no aeroporto de Congonhas rumo ao Rio de Janeiro, mas caiu após 24 segundos de voo. A aeronave caiu em cima de oito casas na região do Jabaquara, na zona sul de São Paulo. As investigações apontaram que o acidente foi provocado por uma falha no reversor da turbina, que abriu durante a decolagem, problema raríssimo na aviação. Isso foi como acionar o freio no momento em que a aeronave precisava acelerar para ganhar mais sustentação. Após a investigação sobre as causas do acidente, ninguém foi responsabilizado pela tragédia. A polícia entendeu que não era possível atribuir culpa criminal a alguém, pois a situação foi "absolutamente inusitada".

Avião da VASP colide com serra de Pacatuba, matando os 137 ocupantes. Em junho de 1982, um Boeing-727 chocou-se com um morro no Ceará apenas três minutos antes do pouso. Durante o procedimento de descida, o comandante foi autorizado a baixar a altitude para 1,5 mil metros de altitude, mas o choque com a serra aconteceu a 600 metros de altura. A investigação concluiu que o acidente ocorreu exclusivamente por falha pessoal dos comendantes.

Com AFP, Ansa e Agência Brasil

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