Conteúdo publicado há 1 mês

Famílias de vítimas poderão usar centro de eventos de Cascavel para funeral

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, afirmou, neste domingo (11), que as famílias das vítimas do avião que caiu em Vinhedo (SP) poderão utilizar o centro de eventos da cidade para o velório.

O que aconteceu

Centro de eventos da cidade está à disposição dos familiares das vítimas, informou o prefeito em coletiva de imprensa. Segundo ele, a utilização do espaço ocorrerá de acordo com o desejo das famílias. "Possivelmente não teremos condições de ter todos os corpos no mesmo momento porque isso depende dos trabalhos do IML", afirmou.

Estrutura está sendo preparada e ficará pronta para uso a partir da segunda-feira (12). "As pessoas vão tomar a decisão de utilizar ou não aquele local", disse Paranhos. O prefeito esteve em São Paulo neste domingo para participar de uma reunião com membros do Instituto de Identificação, IML (Instituto Médico Legal) e da Voepass. Segundo ele, o encontro teve como objetivo "atualizar as informações e pedir celeridade respeitando os trâmites legais."

Prefeito disse que a liberação dos corpos poderia acontecer nas próximas horas. Segundo ele, a informação não foi oficialmente confirmada. Paranhos disse ainda que são 22 corpos de vítimas de Cascavel e que esse número pode ser maior ao se levar em consideração vítimas de cidades vizinhas.

Companhias aéreas e FAB (Força Aérea Brasileira) podem ajudar no traslado dos corpos. "A Voepass com outras operadoras vão levar em conjunto com outras companhias", disse o prefeito. "A FAB colocou à disposição uma aeronave, mas para isso precisava de uma liberação maior de corpos que estão aqui."

A comunidade de Cascavel está muito abatida. É um momento de muita tristeza, uma fatalidade que derrubou nossa cidade. Essa demora, que tecnicamente tem de ser respeitada, machuca os familiares.
Leonaldo Paranhos, prefeito de Cascavel

Atendimento a moradores de Cascavel e Vinhedo

Prefeitura montou um ponto de apoio às famílias paranaenses no aeroporto de Cascavel na noite da sexta-feira (9). "Um grande número de pessoas saiu correndo para o aeroporto, montamos um QG com médicos, assistentes sociais e voluntários", disse.

Depois, o atendimento às famílias foi transferido para um hotel da cidade. Segundo o prefeito, foi montada uma estrutura para coleta de DNA das pessoas para enviar os materiais obtidos para o IML de São Paulo. A ação foi gerenciada pela Polícia Criminal junto à prefeitura.

Continua após a publicidade

Doze moradores de Vinhedo foram encaminhados para suporte psicológico após terem presenciado estrondos e explosões após a queda da aeronave. "É uma coisa muito nova, muito trágica, as pessoas estão muito assustadas, procurei encaminhar ambulância, caminhões-pipa, atender e procurar salvar, mas todos faleceram", disse o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco ao UOL.

O prefeito disse que moradores de Vinhedo vivem o trauma psicológico deixado pelo acidente. Ele, que vive há 51 anos na cidade, disse que procurou fazer uma força-tarefa junto à população nas horas após a tragédia. "É muito difícil explicar o sentimento dessas pessoas, algumas delas encaminhamos para os psicólogos."

Imagem

Como ocorreu o acidente

Avião decolou às 11h50 e pousaria às 13h45, segundo o FlightAware. O modelo ATR-72 pertencia à Voepass Linhas Aéreas e tinha capacidade para 68 passageiros.

Aeronave despencou 13 mil pés em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. A aeronave caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar.

Continua após a publicidade

58 passageiros e 4 tripulantes estavam em avião que caiu nesta sexta-feira (9) em Vinhedo. A lista com os nomes foi divulgada pela empresa responsável pelo voo, a Voepass (confira a lista completa abaixo).

Aeroporto de Cascavel está em contato com famílias de possíveis vítimas. Em nota, o Aeroporto Regional de Cascavel informou que a Voepass é o único órgão que tem informações oficiais sobre o caso. Já a companhia disse ter acionado todos os meios para apoiar os envolvidos e que "não há confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo".

Casas foram atingidas após a queda do avião da Voepass. A informação foi confirmada pela Defesa Civil de São Paulo, que enviou uma equipe ao local. O Corpo de Bombeiros mandou sete equipes e confirmou que a queda ocorreu na rua João Edueta. Em imagens gravadas por moradores da região do Distrito Industrial, é possível ver o momento em que a aeronave despenca.

Lista de passageiros

  1. Adriana Santos
  2. Adriano Daluca Bueno
  3. Adrielle Costa
  4. Alipio Santos Neto
  5. Ana Caroline Redivo
  6. Andre Michel
  7. Antonio Deoclides Zini Junior
  8. Arianne Risso
  9. Constantino Thé Maia
  10. Daniela Schulz Fodra
  11. Denilda Acordi
  12. Deonir Secco
  13. Diogo Avila
  14. Edilson Hobold
  15. Eliane Andrade Freire
  16. Gracinda Marina Castelo da Silva
  17. Hadassa Maria da Silva
  18. Hiales Carpine Fodra
  19. Isabella Santana Pozzuoli
  20. Jose Carlos Copetti
  21. José Cloves Arruda
  22. José Roberto Leonel Ferreira
  23. Josgleidys Gonzalez
  24. Joslan Perez
  25. Kharine Gavlik Pessoa Zini
  26. Laiana Vasatta
  27. Leonardo Henrique da Silva
  28. Liz Ibba Do Santos
  29. Lucas Felipe Costa Camargo
  30. Luciani Cavalcanti
  31. Luciano Trindade Alves
  32. Maria Auxiliadora Vaz De Arruda
  33. Maria Parra
  34. Maria Valdete Bartnik
  35. Mariana Belim
  36. Mauro Bedin
  37. Mauro Sguarizi
  38. Miguel Arcanjo Rodrigues Junior
  39. Nelvio José Hubner
  40. Paulo Alves
  41. Pedro Gusson do Nascimento
  42. Rafael Alves
  43. Rafael Fernando dos Santos
  44. Raphael Bohne
  45. Raquel Ribeiro Moreira
  46. Regiclaudio Freitas
  47. Renato Bartnik
  48. Renato Lima
  49. Ronaldo Cavaliere
  50. Rosana Santos Xavier
  51. Rosangela Maria De Oliveira
  52. Rosangela Souza
  53. Sarah Sella Langer
  54. Silvia Cristina Osaki
  55. Simone Mirian Rizental
  56. Thiago Almeida Paula
  57. Tiago Azevedo
  58. Wlisses Oliveira

Lista de tripulantes

  1. Danilo Santos Romano, 35 anos.
  2. Debora Soper Avila, 28 anos
  3. Humberto de Campos Alencar e Silva, 61 anos
  4. Rubia Silva de Lima, 41 anos

Deixe seu comentário

Só para assinantes