Famílias de vítimas poderão usar centro de eventos de Cascavel para funeral
O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, afirmou, neste domingo (11), que as famílias das vítimas do avião que caiu em Vinhedo (SP) poderão utilizar o centro de eventos da cidade para o velório.
O que aconteceu
Centro de eventos da cidade está à disposição dos familiares das vítimas, informou o prefeito em coletiva de imprensa. Segundo ele, a utilização do espaço ocorrerá de acordo com o desejo das famílias. "Possivelmente não teremos condições de ter todos os corpos no mesmo momento porque isso depende dos trabalhos do IML", afirmou.
Estrutura está sendo preparada e ficará pronta para uso a partir da segunda-feira (12). "As pessoas vão tomar a decisão de utilizar ou não aquele local", disse Paranhos. O prefeito esteve em São Paulo neste domingo para participar de uma reunião com membros do Instituto de Identificação, IML (Instituto Médico Legal) e da Voepass. Segundo ele, o encontro teve como objetivo "atualizar as informações e pedir celeridade respeitando os trâmites legais."
Prefeito disse que a liberação dos corpos poderia acontecer nas próximas horas. Segundo ele, a informação não foi oficialmente confirmada. Paranhos disse ainda que são 22 corpos de vítimas de Cascavel e que esse número pode ser maior ao se levar em consideração vítimas de cidades vizinhas.
Companhias aéreas e FAB (Força Aérea Brasileira) podem ajudar no traslado dos corpos. "A Voepass com outras operadoras vão levar em conjunto com outras companhias", disse o prefeito. "A FAB colocou à disposição uma aeronave, mas para isso precisava de uma liberação maior de corpos que estão aqui."
A comunidade de Cascavel está muito abatida. É um momento de muita tristeza, uma fatalidade que derrubou nossa cidade. Essa demora, que tecnicamente tem de ser respeitada, machuca os familiares.
Leonaldo Paranhos, prefeito de Cascavel
Atendimento a moradores de Cascavel e Vinhedo
Prefeitura montou um ponto de apoio às famílias paranaenses no aeroporto de Cascavel na noite da sexta-feira (9). "Um grande número de pessoas saiu correndo para o aeroporto, montamos um QG com médicos, assistentes sociais e voluntários", disse.
Depois, o atendimento às famílias foi transferido para um hotel da cidade. Segundo o prefeito, foi montada uma estrutura para coleta de DNA das pessoas para enviar os materiais obtidos para o IML de São Paulo. A ação foi gerenciada pela Polícia Criminal junto à prefeitura.
Doze moradores de Vinhedo foram encaminhados para suporte psicológico após terem presenciado estrondos e explosões após a queda da aeronave. "É uma coisa muito nova, muito trágica, as pessoas estão muito assustadas, procurei encaminhar ambulância, caminhões-pipa, atender e procurar salvar, mas todos faleceram", disse o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco ao UOL.
O prefeito disse que moradores de Vinhedo vivem o trauma psicológico deixado pelo acidente. Ele, que vive há 51 anos na cidade, disse que procurou fazer uma força-tarefa junto à população nas horas após a tragédia. "É muito difícil explicar o sentimento dessas pessoas, algumas delas encaminhamos para os psicólogos."
Como ocorreu o acidente
Avião decolou às 11h50 e pousaria às 13h45, segundo o FlightAware. O modelo ATR-72 pertencia à Voepass Linhas Aéreas e tinha capacidade para 68 passageiros.
Aeronave despencou 13 mil pés em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. A aeronave caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receber58 passageiros e 4 tripulantes estavam em avião que caiu nesta sexta-feira (9) em Vinhedo. A lista com os nomes foi divulgada pela empresa responsável pelo voo, a Voepass (confira a lista completa abaixo).
Aeroporto de Cascavel está em contato com famílias de possíveis vítimas. Em nota, o Aeroporto Regional de Cascavel informou que a Voepass é o único órgão que tem informações oficiais sobre o caso. Já a companhia disse ter acionado todos os meios para apoiar os envolvidos e que "não há confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo".
Casas foram atingidas após a queda do avião da Voepass. A informação foi confirmada pela Defesa Civil de São Paulo, que enviou uma equipe ao local. O Corpo de Bombeiros mandou sete equipes e confirmou que a queda ocorreu na rua João Edueta. Em imagens gravadas por moradores da região do Distrito Industrial, é possível ver o momento em que a aeronave despenca.
Lista de passageiros
- Adriana Santos
- Adriano Daluca Bueno
- Adrielle Costa
- Alipio Santos Neto
- Ana Caroline Redivo
- Andre Michel
- Antonio Deoclides Zini Junior
- Arianne Risso
- Constantino Thé Maia
- Daniela Schulz Fodra
- Denilda Acordi
- Deonir Secco
- Diogo Avila
- Edilson Hobold
- Eliane Andrade Freire
- Gracinda Marina Castelo da Silva
- Hadassa Maria da Silva
- Hiales Carpine Fodra
- Isabella Santana Pozzuoli
- Jose Carlos Copetti
- José Cloves Arruda
- José Roberto Leonel Ferreira
- Josgleidys Gonzalez
- Joslan Perez
- Kharine Gavlik Pessoa Zini
- Laiana Vasatta
- Leonardo Henrique da Silva
- Liz Ibba Do Santos
- Lucas Felipe Costa Camargo
- Luciani Cavalcanti
- Luciano Trindade Alves
- Maria Auxiliadora Vaz De Arruda
- Maria Parra
- Maria Valdete Bartnik
- Mariana Belim
- Mauro Bedin
- Mauro Sguarizi
- Miguel Arcanjo Rodrigues Junior
- Nelvio José Hubner
- Paulo Alves
- Pedro Gusson do Nascimento
- Rafael Alves
- Rafael Fernando dos Santos
- Raphael Bohne
- Raquel Ribeiro Moreira
- Regiclaudio Freitas
- Renato Bartnik
- Renato Lima
- Ronaldo Cavaliere
- Rosana Santos Xavier
- Rosangela Maria De Oliveira
- Rosangela Souza
- Sarah Sella Langer
- Silvia Cristina Osaki
- Simone Mirian Rizental
- Thiago Almeida Paula
- Tiago Azevedo
- Wlisses Oliveira
Lista de tripulantes
- Danilo Santos Romano, 35 anos.
- Debora Soper Avila, 28 anos
- Humberto de Campos Alencar e Silva, 61 anos
- Rubia Silva de Lima, 41 anos
Deixe seu comentário