MP-SP discute liberação de seguro a famílias de vítimas de queda de avião
O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) anunciou nesta segunda-feira (12) que acompanha as conversas sobre o seguro às famílias das vítimas da queda de um avião que deixou 62 mortos em Vinhedo (SP).
O que aconteceu
A questão do seguro está sendo alinhada entre a Defensoria Pública, MP-SP, Voepass e seguradoras. Os valores a serem repassados para as famílias ainda estão sendo levantados, segundo procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, em entrevista à jornalistas na noite desta segunda-feira (12). Mais cedo, Oliveira e Costa conversou por mais de 1h40 com familiares das vítimas no hotel onde eles hospedados no centro de São Paulo.
Processo de levantamento de valores será "transparente", diz procurador-geral. As famílias das vítimas também serão ouvidas durante o procedimento, que está "no início".
"Seguro é algo linear para todas as vítimas e não há exceção." Oliveira e Costa apontou ainda que o MP-SP espera que ocorra ajustes nos valores, especialmente para as famílias que têm crianças.
Promotor-geral também anunciou que designou três promotores para companhar o inquérito policial em Vinhedo (SP). Apesar de também haver a investigação federal do caso, o procurador-geral explicou que o inquérito no estado poderá indicar todas as pessoas e empresas que possam estar envolvidas de alguma forma com a tragédia.
Além disso, o MP-SP informou a derrubada de 12 perfis falsos criados para supostamente levantar recursos em favor das famílias das vítimas. "Serão rigorosamente punidas", disse o procurador-geral, que chamou de "criminosas" as pessoas que tentam obter vantagens com a tragédia.
Oliveira e Costa também ressaltou que a família venezuelana vítima da tragédia terá o caso acompanhado da mesma forma que os demais.
Relembre o acidente
Avião decolou às 11h50 e pousaria às 13h45 de sexta-feira (9), segundo o FlightAware. O modelo ATR 72 pertencia à Voepass Linhas Aéreas e tinha 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo. Todos morreram.
Aeronave despencou quase 4.000 metros em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. A aeronave caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar.
Imprensa internacional repercutiu a queda do avião. Entre os jornais que reproduziram os vídeos do acidente estão o canal canadense CTV News, o jornal inglês The Mirror e o americano USA Today.
Lista de passageiros
- Adriana Santos
- Adriano Daluca Bueno
- Adrielle Costa
- Alipio Santos Neto
- Ana Caroline Redivo
- Andre Michel
- Antonio Deoclides Zini Junior
- Arianne Risso
- Constantino Thé Maia
- Daniela Schulz Fodra
- Denilda Acordi
- Deonir Secco
- Diogo Avila
- Edilson Hobold
- Eliane Andrade Freire
- Gracinda Marina Castelo da Silva
- Hadassa Maria da Silva
- Hiales Carpine Fodra
- Isabella Santana Pozzuoli
- Jose Carlos Copetti
- José Cloves Arruda
- José Roberto Leonel Ferreira
- Josgleidys Gonzalez
- Joslan Perez
- Kharine Gavlik Pessoa Zini
- Laiana Vasatta
- Leonardo Henrique da Silva
- Liz Ibba Do Santos
- Lucas Felipe Costa Camargo
- Luciani Cavalcanti
- Luciano Trindade Alves
- Maria Auxiliadora Vaz De Arruda
- Maria Parra
- Maria Valdete Bartnik
- Mariana Belim
- Mauro Bedin
- Mauro Sguarizi
- Miguel Arcanjo Rodrigues Junior
- Nelvio José Hubner
- Paulo Alves
- Pedro Gusson do Nascimento
- Rafael Alves
- Rafael Fernando dos Santos
- Raphael Bohne
- Raquel Ribeiro Moreira
- Regiclaudio Freitas
- Renato Bartnik
- Renato Lima
- Ronaldo Cavaliere
- Rosana Santos Xavier
- Rosangela Maria De Oliveira
- Rosangela Souza
- Sarah Sella Langer
- Silvia Cristina Osaki
- Simone Mirian Rizental
- Thiago Almeida Paula
- Tiago Azevedo
- Wlisses Oliveira
Lista de tripulantes
- Danilo Santos Romano, 35 anos.
- Debora Soper Avila, 28 anos
- Humberto de Campos Alencar e Silva, 61 anos
- Rubia Silva de Lima, 41 anos