Posição de brace: o que é o modo de proteção que passageiros teriam ficado?
Do UOL, em São Paulo
16/08/2024 11h51
O Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, responsável pela identificação das vítimas do acidente aéreo que matou 62 pessoas em Vinhedo, afirmou nesta quinta-feira (15) que a preservação das mãos da maioria dos passageiros mostra que eles podem ter sido alertados sobre a queda. Segundo eles, a maioria dos corpos estava na "posição de brace".
O que aconteceu e o que é a posição?
Mãos foram encontradas fechadas. A informação foi dada durante uma coletiva de imprensa na manhã de ontem, que formalizou a conclusão do trabalho de identificação das 62 vítimas do acidente aéreo.
Posição das mãos indica que os passageiros foram avisados sobre uma possível queda pouco tempo antes. ''Grande parte das vítimas foi encontrada com as mãos preservadas", explicou Maurício Freire, diretor do Instituto.
Relacionadas
Eu não sei se houve um comando da tripulação de que estavam em emergência ou se as pessoas perceberam, com essa queda acentuada, mas muitos corpos estavam naquela posição [de brace], o que não aconteceu no da TAM. [Naquele acidente,] eles estavam na posição normal quando a aeronave entrou no prédio.
Mauricio Freire
A posição de brace. Ao perceber qualquer perigo durante os seus voos, a companhias aéreas recomendam que os passageiros fiquem sentados, com os cintos afivelados. Eles devem inclinar bem o tronco para a frente, colocar as mãos espalmadas à esquerda e à direita da cabeça e encostá-la no assento à frente. As pernas devem ficar estendidas e, se possível, apoiadas completamente contra a estrutura rígida do assento à frente. Se a pessoa estiver na primeira fileira, deve segurar as pernas abaixo dos joelhos com as mãos.
A preservação das mãos ajudou na identificação mais ágil das vítimas. O processo para identificar foi feito por papiloscopia (impressões digitais), arcadas dentárias e características especiais de cada um. Em alguns casos, a perícia precisou combinar mais de um exame para ter mais precisão.
A posição de brace é considerada a mais segura por proteger principalmente a cabeça. Segundo a FAA, administração federal dos EUA para aviação, a posição deixa o passageiro mais firme, para que não cai para frente no impacto e protege contra impactos secundários.
Durante o momento crítico, os pés devem ficar ao máximo para trás, pois, no caso de um impacto, ajudaria a prevenir canelas e pés sendo quebrado contra a base do assento à frente, o que também atrapalharia uma possível evacuação.
Na versão tradicional, os passageiros devem se dobrar o mais à frente possível e, se estiver ao seu alcance, descansar a cabeça contra o assento da frente, com as mãos colocadas na parte de trás da própria cabeça. Isto impediria uma possível agitação dos braços, minimizando o risco de dedos quebrados, além de proteger a cabeça de possíveis objetos em movimento.
Anteriormente, a posição era diferente nos EUA. Ao invés de colocar as mãos na parte de trás da cabeça, os passageiros eram aconselhados a colocá-los em cima do assento à sua frente, ou mantê-las apoiadas em seus tornozelos. No entanto, a recomendação mudou após um acidente com feridos mas sem mortes, em 2009, quando um avião pousou no rio Hudson, em Nova York.
Lista de passageiros
- Adriana Santos
- Adriano Daluca Bueno
- Adrielle Costa
- Alipio Santos Neto
- Ana Caroline Redivo
- Andre Michel
- Antonio Deoclides Zini Junior
- Arianne Risso
- Constantino Thé Maia
- Daniela Schulz Fodra
- Denilda Acordi
- Deonir Secco
- Diogo Avila
- Edilson Hobold
- Eliane Andrade Freire
- Gracinda Marina Castelo da Silva
- Hadassa Maria da Silva
- Hiales Carpine Fodra
- Isabella Santana Pozzuoli
- Jose Carlos Copetti
- José Cloves Arruda
- José Roberto Leonel Ferreira
- Josgleidys Gonzalez
- Joslan Perez
- Kharine Gavlik Pessoa Zini
- Laiana Vasatta
- Leonardo Henrique da Silva
- Liz Ibba Do Santos
- Lucas Felipe Costa Camargo
- Luciani Cavalcanti
- Luciano Trindade Alves
- Maria Auxiliadora Vaz De Arruda
- Maria Parra
- Maria Valdete Bartnik
- Mariana Belim
- Mauro Bedin
- Mauro Sguarizi
- Miguel Arcanjo Rodrigues Junior
- Nelvio José Hubner
- Paulo Alves
- Pedro Gusson do Nascimento
- Rafael Alves
- Rafael Fernando dos Santos
- Raphael Bohne
- Raquel Ribeiro Moreira
- Regiclaudio Freitas
- Renato Bartnik
- Renato Lima
- Ronaldo Cavaliere
- Rosana Santos Xavier
- Rosangela Maria De Oliveira
- Rosangela Souza
- Sarah Sella Langer
- Silvia Cristina Osaki
- Simone Mirian Rizental
- Thiago Almeida Paula
- Tiago Azevedo
- Wlisses Oliveira
Lista de tripulantes
- Danilo Santos Romano, 35 anos.
- Debora Soper Avila, 28 anos
- Humberto de Campos Alencar e Silva, 61 anos
- Rubia Silva de Lima, 41 anos