Prefeito de Ribeirão Preto descarta necessidade de evacuação de casas
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), garantiu que não há necessidade de evacuação de casas no município. Neste sábado (24), a cidade no interior de São Paulo registrou 14 focos ativos em diferentes regiões.
O que aconteceu
Ao UOL, o prefeito afirmou que não há necessidade de sair do local. Nogueira disse que o único local onde essa possibilidade foi cogitada foi na região sul do distrito de Bonfim Paulista, no condomínio de luxo Residencial Alphaville. "As pessoas ficaram assustadas e temeram que suas casas pudessem ser atingidas pelo fogo. Ele afirmou que os moradores já voltaram para os imóveis.
Uma forte tempestade de poeira e fuligem de queimada transformou "o dia em noite" neste sábado e também contribuiu com cenário de medo.
Nogueira informou que nenhuma casa foi atingida e que caminhões-pipa se deslocaram para o local e conseguiram controlar os dois principais focos de incêndio. A última etapa foi controlada com aceiros, faixas de terreno sem vegetação que funcionam como barreiras contra a propagação do fogo.
O prefeito afirmou que ações de contigenciamento realizadas há dois anos ajudaram a manter a situação sob controle. "Agora, estamos focados no rescaldo, cuidando de locais onde o fogo pode não ser perceptível, mas ainda existe", informou.
As secas anteriores foram problemáticas, mas não tão severas quanto essa. Em mais de 20 anos, nunca vi algo dessa magnitude. Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB)
A umidade relativa do ar abaixo de 20% e uma estiagem prolongada explicam a situação agravada deste ano, diz o prefeito. Existe expectativa de chuva para este domingo (25), o que pode ajudar a conter novos focos de incêndio.
A Guarda Civil e o Corpo de Bombeiros estão atuando nas áreas afetadas. O governo do estado, através do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, está colaborando no controle dos focos de incêndio.
A busca por unidades de saúde para tratar de problemas respiratórios aumentou 60% em Ribeirão Preto, em comparação com a média aos fins de semana, informou a prefeitura. "A Secretaria Municipal de Saúde continua monitorando a situação e está preparada para atender a possíveis aumentos na demanda, especialmente nos próximos dias, na segunda e terça-feira", diz o órgão.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.