Conteúdo publicado há 10 meses

Anatel encontra torre de celular suspeita de interferir em aeroporto em SP

Fiscais da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) encontraram uma torre de celular, em São Paulo, nesta terça-feira (3), suspeita de ser a fonte de interferência em sinal de GPS no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O que aconteceu

Aeroporto sofreu duas vezes com interferências em apenas cinco dias. Após detectar sinais interferentes na manhã desta terça-feira (3), fiscais da agência iniciaram uma investigação em campo.

Agentes encontraram fonte do problema horas depois. Eles desligaram a torre e fizeram testes de medição. A interferência foi encerrada, segundo informou a assessoria de imprensa da Anatel ao UOL. A reportagem questionou em qual bairro foi encontrada a torre e se ela era regular ou clandestina, mas não houve resposta até o momento.

A gerência da Anatel São Paulo havia detectado, pela manhã, sinais interferentes com estações de monitoração da Anatel presentes no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o que motivou a imediata diligência a campo com equipes de fiscais para nova tentativa de localização da fonte interferente. A equipe de fiscais esteve em fase de atuação e buscas para localizar a fonte da interferência e assim solucionar o problema. Na tarde de hoje os fiscais encontraram a fonte de interferência, uma torre de celular. Trecho do comunicado da Anatel enviado ao UOL

Voos de diversas companhias aéreas foram cancelados ou sofreram atrasos "pontuais". Isso ocorreu devido a interferências no sistema de navegação (GPS) do Aeroporto Internacional de Guarulhos. O mesmo problema aconteceu na quarta-feira (29) da semana passada e nesta terça (3).

Segundo dados da plataforma de monitoramento Flightradar24, diversos voos tiveram atrasos superiores a meia hora e, em alguns casos, a uma hora.

O que dizem as empresas

GRU Airport informou que os sistemas do aeroporto funcionam normalmente. "Devido à intermitência no sistema de navegação (GNSS), específico para aeronaves, algumas empresas aéreas enfrentaram atrasos pontuais nas decolagens do aeroporto de Guarulhos. Os sistemas do aeroporto e os de navegação aérea seguem operando normalmente", informa a nota.

A Azul disse que dois voos precisaram ser cancelados nesta terça. Segundo a companhia, os clientes impactados receberam a assistência de acordo com a Resolução 400 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e reacomodados em outros voos da empresa. A companhia ainda disse que "lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a Companhia".

Continua após a publicidade

A Gol também informou que registrou impactos pontuais na sua operação no aeroporto durante a manhã. "A situação, que afeta também outras companhias aéreas, está sendo gerenciada em conjunto com a administração aeroportuária. Todos os Clientes afetados receberam as facilidades previstas. A Companhia reforça que as ações em relação aos voos foram tomadas com foco na Segurança, valor número um da Gol", diz a empresa em nota.

A Latam também confirmou que as operações no local operadora tiveram atrasos. "Algumas decolagens sofreram atrasos na manhã desta terça-feira (3/9) devido a questões técnicas do aeroporto, fato totalmente alheio ao controle da Latam", informou a empresa.

Procurada, a FAB ainda não se posicionou sobre o assunto. A matéria será atualizada se a resposta for enviada.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.