Topo

Com mais de 80% das urnas apuradas em BH, Kalil tem 63% dos votos

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), se encaminha para a vitória no primeiro turno - Amira Hissa/Prefeitura de Belo Horizonte
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), se encaminha para a vitória no primeiro turno Imagem: Amira Hissa/Prefeitura de Belo Horizonte

Do UOL, em São Paulo

15/11/2020 22h48

Alexandre Kalil (PSD) aparece com 63,5% dos votos com 84,82% das urnas apuradas na eleição para a Prefeitura de Belo Horizonte. Kalil, que é prefeito da capital mineira e tenta a reeleição, tem ampla vantagem sobre o segundo colocado, Bruno Engler (PRTB), com 9,89%, e se encaminha para a vitória no primeiro turno.

Atrás dos dois primeiros colocados vêm as candidaturas de João Vitor Xavier, do Cidadania (9,25%); Áurea Carolina, do Psol (8,31%); Rodrigo Paiva, do Novo (3,57%); Nilmário Miranda, do PT (1,88%); Luísa Barreto, do PSDB (1,40%); Professor Wendel Mesquita, do Solidariedade (0,74%); e Marília Domingues, do PCO (0,03%).

Até aqui, 6,87% dos eleitores anularam o voto, enquanto 4,26% votaram em branco.

Embora a apuração esteja em ritmo avançado, o Placar UOL Eleições, abastecido pelo sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), continua apresentando 12,01% das urnas apuradas.

parcial - Reprodução/Site do TSE - Reprodução/Site do TSE
Resultados parciais da eleição para prefeito em Belo Horizonte (MG), com 84,82% das urnas apuradas
Imagem: Reprodução/Site do TSE

Isso porque, conforme explicou o presidente do Tribunal nesta noite, ministro Luís Roberto Barroso, o sistema de totalização e divulgação dos resultados do TSE teve uma pane técnica, uma falha em um dos processadores, que atrasou todo o processo.

Apesar disso, Barroso reforçou que o atraso não compromete a lisura do processo eleitoral. Ele ainda negou qualquer relação entre a falha no processador e a tentativa de ataque cibernético ao sistema que ocorreu na manhã de hoje.