Topo

Curitiba elege sua 1ª vereadora negra; petista é professora da rede pública

Caroline Dartora será a 1ª mulher negra na Câmara Municipal de Curitiba - Divulgação/Caroline Dartora
Caroline Dartora será a 1ª mulher negra na Câmara Municipal de Curitiba Imagem: Divulgação/Caroline Dartora

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

15/11/2020 22h14Atualizada em 15/11/2020 23h16

A professora do ensino médio na rede pública do Paraná Carolina Dartora (PT), 37, conquistou uma das 38 cadeiras da Câmara Municipal de Curitiba e tornou-se a primeira vereadora negra eleita na capital parananse. Ela é professora de História e doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Com 95,33% das urnas apuradas, Carolina registrava 8.424 votos, sendo a terceira candidata mais votada no geral.

A vereadora eleita disse que "intuitivamente esperava a vitória, mas objetivamente, não". Segundo ela, sua eleição é resultado da organização do movimento e das mulheres negras em Curitiba.

"É uma alegria. Estou muito feliz e grata ao movimento negro e de mulheres que me trouxe até aqui. Acredito que 80% dos meus votos foram de mulheres da comunidade negra. Isso me dá muita felicidade, pois mostra que estamos organizadas e agora vamos ser representadas com uma cadeira na Câmara. Chega dessa história de exclusão e invisibilidade da população negra e das mulheres negras", disse ao UOL.

"Existe um racismo estrutural muito grande, o que acaba excluindo a gente de oportunidades no processo eleitoral, deixando a gente com menos chances em uma disputa. Esse racismo em cidades do sul, principalmente Curitiba, está sendo explicitado, e as pessoas estão com mais consciência a respeito, abrangendo até pessoas não negras", afirmou Carolina.

Na Câmara Municipal, disse, ela deverá lutar pelas bandeiras que defendeu na campanha. "Serão as que trago comigo: defesa da educação pública, dos servidores públicos e luta contra a violência à mulher e aos negros", afirmou.