Topo

Bolsonaro repete mentira de Feliciano de que esquerda defende fechar igreja

Presidente Jair Bolsonaro (PL) e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, em culto evangélico - Reprodução
Presidente Jair Bolsonaro (PL) e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, em culto evangélico Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

16/08/2022 12h45Atualizada em 16/08/2022 15h56

O presidente Jair Bolsonaro (PL) repetiu, em uma publicação no Twitter hoje - primeiro dia oficial de campanha -, a mentira dita recentemente pelo deputado federal e pastor evangélico Marco Feliciano (PL-SP) de que a esquerda defende o fechamento de igrejas.

"É preciso estar atento. A partir de hoje, mais do que nunca, os que amam o vermelho passarão a usar verde e a amarelo, os que perseguiram e defenderam fechar igrejas se julgarão grandes cristãos, os que apoiam e louvam ditaduras socialistas se dirão defensores da democracia", escreveu o candidato à reeleição.

Em entrevista à Rádio CBN no domingo (14), dia da Marcha para Jesus no Rio de Janeiro, Feliciano disse que há a propagação do discurso de "risco de perseguição, uma perseguição que pode culminar com o fechamento de igrejas".

O PT reagiu com a montagem de uma peça e um texto no site "Verdade na Rede", criado pela campanha de Lula para rebater notícias falsas contra o ex-presidente.

"Lula é cristão, nunca fechou nem vai fechar igrejas", diz o título do texto, que também destacou sanções na era Lula feitas em favor da comunidade evangélica.

"Já no primeiro ano de governo, ele sancionou a lei que permitiu que as igrejas e associações religiosas pudessem ter personalidade jurídica. Em 2009, instituiu o Dia Nacional da Marcha para Jesus e, em 2010, outra lei sancionada por Lula criou o Dia Nacional do Evangélico".

A mentira aparece em meio a pesquisas de intenção de voto que mostram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a disputa presidencial.

Pesquisa Ipec (ex-Ibope) para presidente, contratada pela TV Globo e divulgada ontem, aponta o petista à frente na corrida pelo Palácio do Planalto com 44% das intenções de voto. Bolsonaro aparece em segundo, com 32%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

No tweet, o presidente ainda ressalta as pautas defendidas em sua campanha e publica uma foto antiga em que aparece ao lado da bandeira do Brasil com os dizeres "Brasil acima de tudo".

"Temos o privilégio de não precisar enganar o povo sobre quais são nossos valores neste período: somos a favor da família, do livre mercado e do direito à legítima defesa. Somos contra as drogas e o narcotráfico, o controle da mídia e internet, a ideologia de gênero e o aborto".

Bolsonaro fala de milagres e socialismo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) iniciou sua campanha eleitoral com um encontro com lideranças religiosas no Aeroclube de Juiz de Fora (MG). A elas, segundo a Folha de S.Paulo, falou em milagres, disse que o Brasil marchava para o socialismo e prometeu queda na taxa do desemprego.

Bolsonaro estava acompanhado de seu vice, ex-ministro da Defesa, general Braga Netto, da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, do coordenador de campanha, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), além de candidatos locais, como o senador Carlos Viana (PL), que disputa o governo mineiro.

"O Brasil estava à beira de um colapso, com problemas éticos, morais e econômicos, e marchava, sim, a passos largos para o socialismo", afirmou o chefe do Executivo.

Em seu discurso à plateia de religiosos, ele falou ainda em três milagres: sobrevivência à facada, em 2018; sua eleição; e ter formado uma equipe de ministros "não aceitando pressões partidárias".