Topo

Já é eleição brasileira na Nova Zelândia: 1º colégio eleitoral é aberto

Brasileiros que moram na Nova Zelândia já podem votar nas eleições de 2022 do Brasil - iStock
Brasileiros que moram na Nova Zelândia já podem votar nas eleições de 2022 do Brasil Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

01/10/2022 16h00Atualizada em 01/10/2022 18h50

As eleições brasileiras já começaram na Nova Zelândia. O primeiro colégio eleitoral está autorizado a abrir às 8 horas no horário local — 16 horas no horário de Brasília — em Wellington, capital do país.

As seções eleitorais fora do Brasil funcionarão das 8h às 17h, de acordo com o fuso horário de cada país. Os brasileiros residentes no exterior votam apenas para o cargo de Presidente da República.

Brasileiros no exterior. Neste ano, mais de 697 mil pessoas que moram em outros países poderão votar. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o número é 39,21% maior que o de 2018, quando foram realizadas as últimas Eleições Gerais.

A votação para a eleição brasileira acontece 181 cidades de outros países. O Tribunal autorizou a instalação de postos de votação fora da sede das embaixadas e repartições consulares em 21 países após o Ministério das Relações Exteriores apontar a necessidade de criação de novas seções eleitorais.

Cidades com mais e menos eleitores brasileiros pelo mundo. Lisboa, Miami, Boston, Nagoia e Londres são as cidades que concentram a maior quantidade de brasileiros aptos a votar no exterior, segundo o TSE.

Na capital portuguesa são 45.273 pessoas; em Miami e em Boston são, respectivamente, 40.189 e 37.159 eleitores. Na cidade japonesa, são 35.651 brasileiros. A capital da Inglaterra aparece em seguida, com 34.498 eleitores.

Vaticano, Bamako e Abuja, por outro lado, são os lugares com a menor quantidade de eleitores brasileiros: há somente uma pessoa que vota em cada uma dessas localidades.

Primeiro turno no Brasil

No Brasil, o primeiro turno das eleições de 2022 ocorrem neste domingo (2). As seções eleitorais abrem às 8h (horário de Brasília) e fecham às 17h — mas quem estiver na fila vai poder votar mesmo se passar da hora. Pela primeira vez, todos os estados terão a votação ocorrendo de acordo com o fuso oficial do Brasil, ou seja, o horário de Brasília.

A partir das 17h, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estima começar a divulgar os resultados da apuração. Você vai poder acompanhar pelo placar do UOL.

Quem tem de ir votar? Todo cidadão brasileiro alfabetizado e maior de 18 anos é obrigado a votar. O voto é facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os que têm entre 16 e 18 anos.