Paraná Pesquisas: Tarcísio tem 56% dos votos válidos; Haddad tem 44%
Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas realizado com entrevistas presenciais, contratado pela corretora Tullett Prebon e divulgado hoje, aponta o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) à frente na disputa para o governo de São Paulo, com 56% das intenções para votos válidos (quando são excluídos brancos, nulos e indecisos). O ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT) aparece com 44%.
No cenário de votos totais, Tarcísio obteve 49,9% das intenções, e Haddad, 39,2%. Escolheram a opção branco ou nulo 5,6% dos entrevistados; não souberam responder outros 5,4%.
A margem de erro é de 2,4 pontos para mais ou para menos.
No primeiro turno, Tarcísio de Freitas terminou à frente, com 42,32% (9.881.995) dos votos, enquanto Fernando Haddad teve 35,70% (8.337.139).
O instituto ouviu 1.810 eleitores presencialmente entre os dias 9 e 13 de outubro. A pesquisa tem um nível de confiança de 95%, custou R$ 126 mil e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-09289/2022.
Votos válidos
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 56%
- Fernando Haddad (PT): 44%
Votos totais (cenário estimulado)
Quando o entrevistado recebe uma lista prévia com os nomes dos candidatos.
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 49,9%
- Fernando Haddad (PT): 39,2%
- Brancos ou nulos: 5,6%
- Não sabem: 5,4%
Rejeição
- Fernando Haddad (PT): 48,7%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 36,1%
- Poderia votar nos dois: 5,9%
- Não sabem: 11,2%
Sobre o instituto
O Paraná Pesquisas é uma empresa de Curitiba, fundada em 1990. Realizou seu primeiro levantamento sobre intenções de voto para presidente em 2013 e, desde então, divulga pesquisas eleitorais pagas com recursos próprios ou de financiadores diversos. Na eleição de 2018, o instituto fez pesquisas com entrevistas presenciais de eleitores em suas casas financiadas pela empresa de consultoria de investimentos Empiricus e pela Fundação Presidente Jânio Quadros, ligada ao PRTB.
Atualmente, o Paraná Pesquisas também realiza levantamentos por telefone, com operadores treinados conversando com eleitores. O instituto informou ao UOL que realiza pesquisas usando diferentes métodos, a depender do que foi acordado com o financiador do levantamento.
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