Topo

Análise: Pesquisas desenham vitória apertada de Lula imitando Dilma x Aécio

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/10/2022 21h06

A cientista política Deysi Cioccari analisou as pesquisas Ipec e Datafolha que foram divulgadas hoje (29) e afirmou que o cenário aponta para vitória apertada de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assim como aconteceu na disputa presidencial de 2014 entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).

"A gente vai ter uma eleição acirrada de novo. Quando foi a Dilma e o Aécio foi bem complicado e acho que a gente vai ver um cenário assim novamente", disse durante o programa Análise de Pesquisas.

Deysi também destacou que os presidenciáveis fizeram uma escolha certa na reta final da campanha, focando em conseguir votos em São Paulo e Minas Gerais. "As campanhas estão agindo de forma correta, focando em São Paulo e em Minas Gerais. Quando você olha os números é onde pode virar. O resto do país se consolidou e é muito difícil fazer qualquer movimento".

Apesar da diferença pequena entre Lula e Jair Bolsonaro (PL), a cientista política apostou em uma vitória do candidato petista.

"Historicamente quem vence em Minas vence no resto do país e quem vai no 2º turno à frente, vence. Olhando esses números, eles tendem a corroborar mais a candidatura do ex-presidente Lula", finalizou.

Toledo: Distância entre Lula e Bolsonaro no Ipec é grande demais para virada

"Pelo Ipec a distância é grande demais para Bolsonaro fazer uma virada, pelo Datafolha é muito difícil, mas ainda é possível", afirmou José Roberto de Toledo durante o programa Análise de Pesquisas.

O colunista do UOL ainda disse que as últimas pesquisas Ipec demonstram uma grande estabilidade nas intenções de voto desde o início do 2º turno, e também afirmou que, ao contrário do que aconteceu no 1º turno, não enxerga uma tendência de crescimento do atual presidente na reta final.

"Não vejo uma tendência de crescimento na reta final. Pode acontecer um crescimento de hoje para amanhã como a gente viu acontecer no 1º turno, mas no 2º turno tem menos espaço para haver esse movimento porque tem menos lugar de onde sair voto. Não tem a desidratação do Ciro Gomes e nem a perda de eleitores da Simone Tebet e dos nanicos".

Bombig: Bolsonaro mingou na reta final; Lula tem situação mais confortável

"O que temos por enquanto é que o Lula está muito mais um candidato de chegada do que o Bolsonaro. O Bolsonaro deu uma minguada nessa chegada e faltou combustível. Essa pesquisa final mostra o Lula em uma situação bem mais confortável", disse Alberto Bombig.

Apesar de uma situação mais confortável para o candidato petista, ele afirmou que a disputa ainda está aberta, sobretudo pelo resultado da pesquisa Datafolha que indicou Lula com 52% das intenções de votos válidos e Bolsonaro com 48%.

"O Datafolha é um instituto muito sério e confiável, e ponderando a margem de erro e considerando a máquina de chegada do Bolsonaro entendo que ainda está aberto, mas com um bom favoritismo do Lula. Ele ampliou esse favoritismo ao longo da semana".

O Análise de Pesquisas vai ao ar sempre após a divulgação de pesquisas Ipec ou Datafolha para presidência da República.

Quando: toda semana após divulgação de pesquisa Ipec ou Datafolha.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: