Sebastião Melo tem 40% e Maria do Rosário, 32%, diz pesquisa Real Time Big Data em Porto Alegre
O prefeito de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo (MDB), tem 40% de intenções de voto na disputa pelo Executivo da capital gaúcha, segundo pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta terça-feira, 3. A deputada federal Maria do Rosário (PT) está em segundo lugar, com 32%.
A ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT) aparece na terceira colocação, com 13% de menções. Ela é seguida pelo deputado estadual Felipe Camozzato (Novo), citado por 4% dos entrevistados. Os candidatos Cesar Pontes (PCO), Fabiana Sanguiné (PSTU), Carlos Alan (PRTB) e Luciano do MLB (UP) não pontuaram. São 6% os que votam branco ou nulo e 5% não sabem ou não souberam responder.
O instituto Real Time Big Data entrevistou 1.000 porto-alegrenses de 16 anos ou mais entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o protocolo RS-02917/2024.
Melo lidera na espontânea
Na pesquisa espontânea, na qual o entrevistado afirma, por conta própria, a intenção de voto na eleição, Sebastião Melo está na frente com 22%. O prefeito é seguido por Maria do Rosário, com 15% de intenções de voto. Juliana Brizola é citada por 5% dos entrevistados.
A ex-deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB), que não concorre no pleito, foi mencionada por 1% dos ouvidos. Camozzato também foi citado por 1% dos entrevistados. São 13% os que votariam branco ou nulo. Na pesquisa espontânea, 40% dos ouvidos não souberam indicar a opção de voto.
Simulação de segundo turno
O Real Time Big Data também simulou um cenário de segundo turno entre Melo e Maria do Rosário. O prefeito venceria a petista, com 46% de intenções de voto ante 38% da deputada federal. Nesse eventual segundo turno, são 9% os que votariam em branco e 7% não souberam responder.
Aprovações aos governos municipal, estadual e federal
A pesquisa também mediu a aprovação aos governos municipal, de Sebastião Melo, de Eduardo Leite (PSDB), governador do Estado do Rio Grande do Sul, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
São 57% os que aprovam a gestão de Melo em Porto Alegre, enquanto 35% reprovam o mandato do prefeito e 8% não souberam responder. Quanto ao governo do presidente Lula, 45% aprovam o petista e 47%, rejeitam. Outros 8% dos entrevistados não souberam responder.
A pior avaliação entre os três gestores é a de Eduardo Leite, reprovado por 61% dos porto-alegrenses. São 33% os que aprovam o mandato do governador e 6% não souberam responder.
Deixe seu comentário