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Ipec em Minas Gerais para presidente: Lula tem 52%; Bolsonaro, 48%

Lula e Bolsonaro estão empatados dentro da margem de erro entre os eleitores de Minas Gerais - Montagem: Ricardo Stuckert e Globo/João Miguel Júnior
Lula e Bolsonaro estão empatados dentro da margem de erro entre os eleitores de Minas Gerais Imagem: Montagem: Ricardo Stuckert e Globo/João Miguel Júnior

Do UOL, em São Paulo

29/10/2022 18h53Atualizada em 29/10/2022 18h53

Pesquisa Ipec, contratada pela TV Globo e divulgada hoje, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) empatados dentro da margem de erro entre os eleitores de Minas Gerais.

O petista tem 52% das intenções para votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos), enquanto o candidato do PL tem 48%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Quem conquista a maioria dos eleitores mineiros ganha a eleição. A única vez que a regra foi descumprida foi em 1950, quando Getúlio Vargas perdeu no estado, mas derrotou o brigadeiro Eduardo Gomes na disputa federal e foi eleito presidente.

Esta é a última pesquisa presidencial do instituto antes do segundo turno das eleições, que acontece amanhã em todo o Brasil.

A disputa para o governo de Minas Gerais terminou no primeiro turno, com Romeu Zema (Novo) reeleito com 56,18% dos votos válidos.

O Ipec entrevistou 4.272 eleitores pessoalmente em todo o país entre os dias 23 e 29 de outubro, ao custo de R$ 514.446,81. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%, e o número de registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), BR-05256/2022.

Votos válidos em Minas Gerais

  • Lula (PT): 52%
  • Jair Bolsonaro (PL): 48%

Votos totais em Minas Gerais (estimulado)

  • Lula (PT): 49%
  • Jair Bolsonaro (PL): 44%
  • Branco/nulo: 5%
  • Não sabe: 2%

Sobre o instituto

O Ipec foi fundado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope, que encerrou suas atividades em janeiro por conta do fim de um acordo de licenciamento da marca após 79 anos. O Ipec aborda entrevistados em suas casas, localizadas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.