Topo

Debate presidencial 2º turno: que horas começa, como assistir e regras

Nicole D'Almeida

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/10/2022 04h00Atualizada em 16/10/2022 20h02

O primeiro debate para presidente da República no 2º turno das Eleições 2022 acontece neste domingo (16) com transmissão do UOL a partir das 20h. O encontro entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) é organizado em parceria com a TV Bandeirantes, TV Cultura e Folha de São Paulo. Para assistir ao vivo ao encontro, basta clicar no vídeo acima deste texto. É possível também assistir ao vivo e acompanhar bastidores em tempo real clicando no link abaixo:

O confronto também terá apoio do Google e do YouTube, que irão monitorar as discussões dos eleitores na internet. Esta será a primeira oportunidade para Lula e Bolsonaro debaterem frente a frente suas propostas para os próximos quatro anos no Brasil. O encontro acontecerá duas semanas antes da votação de segundo turno para presidente, no dia 30.

No primeiro turno, o petista saiu na frente, com 57 milhões de votos (48,43%), contra 51 milhões (43,20%) do candidato à reeleição.

Como assistir ao Debate UOL/Band para presidente?

O debate UOL entre Lula e Bolsonaro poderá ser assistido ao vivo aqui, no UOL no YouTube, Canal UOL e nas redes sociais Facebook, Twitter ou TikTok.

Na televisão aberta, o debate poderá ser acompanhado na TV Bandeirantes e na TV Cultura.

No rádio, pela rádio Bandeirantes e na BandNews FM de cada estado.

O encontro poderá ser assistido ainda nos perfis nas redes sociais e plataformas digitais dos veículos organizadores.

Que horas começa o debate UOL/Band entre Lula e Bolsonaro?

O debate UOL entre Lula e Bolsonaro começa oficialmente às 20h.

A partir de 18h45, o UOL terá um programa especial apresentado por Kennedy Alencar, com a participação dos colunistas Josias de Souza, José Roberto de Toledo, Alberto Bombig e Thais Oyama.

Veja abaixo as regras do debate UOL/ Band para presidente:

As regras do debate foram acertadas em reunião com os representantes dos partidos e os organizadores na última terça-feira (11). Cada candidato ficará de um lado dos estúdios da Band. À direita, o atual presidente Jair Bolsonaro, e à esquerda, o ex-presidente Lula.

O debate terá uma hora e 40 minutos de duração e será dividido em três blocos.

  • Primeiro bloco

Após pergunta inicial de um dos mediadores, os candidatos — primeiro Bolsonaro e depois Lula — terão um minuto e meio para responder. Em seguida, começa um confronto direto entre os presidenciáveis. Cada um terá 15 minutos de tempo para administrar entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Lula será o primeiro a perguntar e abrirá o embate.

  • Segundo bloco

Os candidatos responderão perguntas de quatro jornalistas dos veículos que formam o pool. As mesmas questões serão feitas aos dois candidatos. Bolsonaro será o primeiro a responder à primeira pergunta e à terceira, e Lula, o primeiro a responder à segunda pergunta e à quarta. Os candidatos terão um minuto e 30 segundos para cada resposta e não haverá comentário nem réplica.

  • Terceiro bloco

Este bloco terá três etapas diferentes. Inicialmente, uma mesma pergunta dos âncoras será feita para os dois candidatos, com Lula respondendo primeiro. Em seguida, estabelece-se a mesma dinâmica de confronto direto do primeiro bloco, com 15 minutos livres para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas para cada candidato. Desta vez, Bolsonaro fará a primeira pergunta. Para encerrar o debate, cada um dos candidatos terá um minuto e meio para suas considerações finais. Bolsonaro falará primeiro e Lula em seguida.

Próximos debates entre Lula e Bolsonaro

Além desse debate, novos encontros entre os candidatos estavam programados para as seguintes datas. Contudo, não há confirmação ainda das emissoras e dos candidatos sobre a realização:

  • 17 de outubro (segunda-feira): Rede TV
  • 21 de outubro (sexta-feira): SBT, Estadão, CNN e Rádio Eldorado
  • 23 de outubro (domingo): Record TV
  • 28 de outubro (sexta-feira): TV Globo

Quem está na frente, Lula ou Bolsonaro?

As últimas pesquisas divulgadas nesta semana pelos institutos especializados apontam o ex-presidente Lula (PT) na liderança. No levantamento da Quaest/Genial, o petista tem 49% das intenções de voto contra 41% de Bolsonaro.

Na sondagem do Paraná Pesquisas, Lula tem 51,9% dos votos válidos e Bolsonaro, 48,1%. As pesquisas do PoderData indicam 52% das intenções de voto para Lula e 48% para Bolsonaro.

A Pesquisa Abrapel/Ipespe aponta Lula com 54% dos votos válidos e Bolsonaro com 46%.