Pesquisa PoderData: Lula segue com 52% dos votos válidos, e Bolsonaro, 48%
Pesquisa PoderData realizada por telefone e divulgada hoje pelo site Poder360 aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) estáveis no segundo turno da corrida presidencial. Enquanto o petista manteve 52% das intenções para votos válidos, o atual chefe do Executivo registrou 48%.
Os percentuais são os mesmos da sondagem anterior, divulgada no dia 12 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.
Os percentuais em votos válidos são como a Justiça Eleitoral divulga o resultado oficial das eleições, sem considerar votos brancos, nulos e as abstenções. No caso das pesquisas, são descartados também os entrevistados que disseram que não sabem em quem votar.
Nos votos totais —ou seja, considerando brancos, nulos e indecisos —, Lula obteve 48% das intenções, enquanto Bolsonaro atingiu 44%.
Declararam voto branco ou nulo 5% dos entrevistados, enquanto 3% não souberam responder.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, entre os dias 16 e 18 de outubro. Foram entrevistadas 5 mil pessoas em municípios nas 27 unidades da Federação, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. O custo foi de R$ 103.715,00. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-08917/2022.
Votos válidos
- Lula (PT): 52%
- Jair Bolsonaro (PL): 48%
Votos totais
- Lula (PT): 48%
- Jair Bolsonaro (PL): 44%
- Branco/nulo: 5%
- Não sabe: 3%
Sobre o instituto
O PoderData é um instituto de pesquisa ligado ao site de jornalismo político Poder360. O instituto faz pesquisas por telefone de forma automatizada, usando o método IVR (Interactive Voice Response). Um robô liga para o telefone do eleitor, que escuta perguntas gravadas e as responde discando em seu telefone a opção desejada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.