Topo

Quando será a posse de Lula como novo presidente da República?

O presidente eleito Lula (PT) em pronunciamento após apuração das urnas - Reprodução/Youtube
O presidente eleito Lula (PT) em pronunciamento após apuração das urnas Imagem: Reprodução/Youtube

Do UOL, em São Paulo

31/10/2022 04h00Atualizada em 07/11/2022 15h42

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente da República nas Eleições 2022. O petista ocupará o principal cargo do país pela terceira vez a partir do ano que vem depois de vencer Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno realizado neste domingo (30).

A posse de Lula acontecerá em Brasília, no dia 1º de janeiro de 2023. A cerimônia, que ocorrerá também em um domingo, contará com uma série de eventos.

Um dos primeiros passos é o desfile em carro aberto, onde o presidente eleito percorrerá um percurso de aproximadamente dois quilômetros, que vai da Catedral Metropolitana de Brasília até o Congresso Nacional.

No Congresso, Lula será recebido pelos presidentes da Câmara e do Senado para fazer o "compromisso constitucional", no ato que oficializa a posse presidencial. Em seguida, o novo presidente deve realizar um pronunciamento à nação.

O ato seguinte, de acordo com as formalidades, é a transmissão da faixa presidencial do ex-presidente para o novo ocupante do cargo.

Após receber a faixa, o presidente se dirige ao parlatório do Palácio do Planalto para um discurso ao público presente. Antes do encerramento da cerimônia, o novo chefe do Executivo recepcionará as autoridades internacionais presentes no evento.

A posse de Lula será a última realizada no dia 1º de janeiro. A partir do mandato do próximo presidente, as cerimônias acontecerão no dia 5 de janeiro.