Topo

Tabata anuncia jornalista como marqueteiro na disputa por prefeitura de SP

Deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) Imagem: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

04/06/2024 16h19

A deputada federal Tabata Amaral (PSB) anunciou nesta terça (4) o jornalista Pedro Simões como o marqueteiro de sua pré-campanha à Prefeitura de São Paulo.

O que aconteceu

Jornalista coordenou estratégia de comunicação digital da Prefeitura do Rio. Ele ocupou o cargo nos últimos quatros anos.

Escolha visa campanha "digital first". De acordo com a assessoria de Tabata, a "experiência inovadora na área digital de políticos do centro democrático" levou à escolha de Simões.

Marqueteiro atua na área desde 2012. Simões já cuidou de campanhas eleitorais no Brasil e outros países da América Latina.

Além de Tabata e do apresentador Datena (PSDB), disputa pela Prefeitura de São Paulo deve ter Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Nunes é o atual prefeito, conta com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e não tem vice definido. Boulos tem apoio de Lula (PT) e a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) como vice.

Pesquisa aponta Boulos e Nunes empatados na liderança. No cenário com Datena e o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil), o candidato do PSOL tem 24% — contra 23% do atual prefeito. Em outro cenário, sem Kim e Datena, Nunes tem 26% e Boulos, 24%.

Para Tabata, pesquisa confirma solidez de sua candidatura. A deputada destacou ainda sua rejeição — a menor entre todos os pré-candidatos — e a existência de "um patamar consolidado de ponto de partida" de 10% das intenções de voto. Ela acredita que o cenário é favorável ao crescimento de sua candidatura e chegada a um segundo turno

Escolha encerra novela

No começo de abril, o marqueteiro Pablo Nobel deixou o time da pré-candidatura de Tabata. À época, a saída foi atribuída a falta de dinheiro — o que é negado até hoje — e divergência de ideias em relação à estratégia.

Pré-candidata deve participar de sabatinas e entrevistas a podcasts nos próximos meses. O esforço faz parte da estratégia de aumentar sua visibilidade e, por consequência, seu potencial de voto entre os eleitores.

Inicialmente cotado para vice de Tabata, Datena anunciou em maio que deve ser cabeça de chapa pelo PSDB. Por ser a quinta vez que o jornalista ensaia se lançar na disputa, há dúvidas se ele manterá a intenção até a oficialização das candidaturas.

Influenciador Pablo Marçal (PRTB) também está na disputa. Com 9% das intenções de voto em um dos cenários, ele foi a grande surpresa da última pesquisa divulgada pelo Datafolha.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tabata anuncia jornalista como marqueteiro na disputa por prefeitura de SP - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Eleições 2024