Candidato de Uribe lidera pesquisa para sucessão presidencial na Colômbia

Da Agência Brasil

Em Brasília

Com eleições marcadas para daqui a pouco mais de dois meses, a Colômbia vive em clima de campanha política. Pesquisa recente, informada pela agência de notícias da Argentina Telam, mostra que o candidato que conta com o apoio do atual presidente da República, Álvaro Uribe, Juan Manuel Santos, tem 34,2% das intenções de voto contra Noemi Sanin, que obteria 23,3% da preferência do eleitorado.

O primeiro turno das eleições na Colômbia será realizado no dia 30 de maio. Santos e Sanin, que lideram a preferência dos votos segundo esta pesquisa, são ex-ministros. O primeiro foi titular da Defesa e o segundo das Relações Exteriores.

Em terceiro lugar, na pesquisa de opinião, aparece o ex-prefeito de Bogotá e candidato do Partido Verde, Antanas Mockus, que teria 10,4% das intenções de voto. Também estão na disputa o opositor Gustavo Petro, Vargas Lleras Germain, Sergio Fajardo e Rafael Pardo – todos com menos de 7% das intenções de voto.

A pesquisa Gallup Colombia foi realizada no período de 20 a 22 de março deste ano. Para colher os dados foram ouvidos 1,2 mil eleitores em todo o país.

As eleições devem ocorrer em dois turnos, caso nenhum dos nomes obtenha mais de 50% dos votos. A expectativa é que o processo eleitoral na Colômbia dure três semanas e ocorra segundo turno, de acordo com analistas políticos.

Uribe queria tentar o terceiro mandato consecutivo. Mas sua intenção foi vetada pela Corte Constitucional do país que concluiu que mais um período seguido no governo seria inconstitucional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos