Conteúdo publicado há 3 meses

Pesquisas preliminares indicam vitória de Kamala em debate dos EUA

Três pesquisas apontaram vitória de Kamala Harris no debate presidencial da ABC News, realizado na noite de terça-feira (10).

O que aconteceu

Democrata marcou vantagem média de 23 pontos percentuais. Na média das três pesquisas — realizadas pela CNN, SoCal Strategies e YouGov — Kamala Harris venceu o debate para 57% dos entrevistados, enquanto Donald Trump foi o vencedor para 34%.

Até pesquisa da FOX News indicou vitória de Kamala Harris. Eleitores que participaram de um painel da emissora —tradicionalmente alinhada com os republicanos— apontaram para a vitória da democrata após a realização do debate. Questionados sobre quem havia vencido o debate, doze eleitores do painel da FOX News levantaram a mão para Kamala, enquanto cinco indicaram a preferência por Trump.

Pesquisa da CNN contou também com opiniões pré-debate. Antes do evento, a favorabilidade de Kamala Harris para os entrevistados era de 39%, subindo para 45% depois do debate. Enquanto isso, Trump perdeu um ponto percentual entre entrevistados.

Debate não significa aumento nas intenções de voto. Segundo a pesquisa da CNN, apenas 4% dos que assistiram ao debate disseram que o evento mudou em quem eles vão votar; 14% disseram que o debate os fez reconsiderar, mas não mudar seu voto, e 82% disseram que não alterou seu voto.

Trump postou pesquisas nichadas em sua rede social. Após o debate, o republicano postou quatro pesquisas — três delas realizadas no X (antigo Twitter) — que mostravam uma vitória substancial de Trump contra sua adversária. Em uma delas, realizada pela rede conservadora Newsmax, 93% dos entrevistados responderam que Trump foi o vencedor do confronto. Essas pesquisas não têm validação científica e não representam o eleitorado americano.

Saiba o que pensam os colunistas do UOL sobre o debate presidencial dos Estados Unidos.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.