Conteúdo publicado há 28 dias

Pesquisas preliminares indicam vitória de Kamala em debate dos EUA

Três pesquisas apontaram vitória de Kamala Harris no debate presidencial da ABC News, realizado na noite de terça-feira (10).

O que aconteceu

Democrata marcou vantagem média de 23 pontos percentuais. Na média das três pesquisas — realizadas pela CNN, SoCal Strategies e YouGov — Kamala Harris venceu o debate para 57% dos entrevistados, enquanto Donald Trump foi o vencedor para 34%.

Até pesquisa da FOX News indicou vitória de Kamala Harris. Eleitores que participaram de um painel da emissora —tradicionalmente alinhada com os republicanos— apontaram para a vitória da democrata após a realização do debate. Questionados sobre quem havia vencido o debate, doze eleitores do painel da FOX News levantaram a mão para Kamala, enquanto cinco indicaram a preferência por Trump.

Pesquisa da CNN contou também com opiniões pré-debate. Antes do evento, a favorabilidade de Kamala Harris para os entrevistados era de 39%, subindo para 45% depois do debate. Enquanto isso, Trump perdeu um ponto percentual entre entrevistados.

Debate não significa aumento nas intenções de voto. Segundo a pesquisa da CNN, apenas 4% dos que assistiram ao debate disseram que o evento mudou em quem eles vão votar; 14% disseram que o debate os fez reconsiderar, mas não mudar seu voto, e 82% disseram que não alterou seu voto.

Trump postou pesquisas nichadas em sua rede social. Após o debate, o republicano postou quatro pesquisas — três delas realizadas no X (antigo Twitter) — que mostravam uma vitória substancial de Trump contra sua adversária. Em uma delas, realizada pela rede conservadora Newsmax, 93% dos entrevistados responderam que Trump foi o vencedor do confronto. Essas pesquisas não têm validação científica e não representam o eleitorado americano.

Saiba o que pensam os colunistas do UOL sobre o debate presidencial dos Estados Unidos.

Deixe seu comentário

Só para assinantes