Topo

Atentado suicida em Cabul deixa pelo menos 18 mortos

Ônibus público é destruído por atentado suicida em Cabul, no Afeganistão - Ahmad Masood/ Reuters
Ônibus público é destruído por atentado suicida em Cabul, no Afeganistão Imagem: Ahmad Masood/ Reuters

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

18/05/2010 10h32

Um suicida num carro-bomba atacou um comboio militar da Otan durante o horário de pico na capital do Afeganistão nesta terça-feira, matando 12 civis afegãos e seis soldados de tropas estrangeiras, sendo cinco americanos, informaram autoridades. Anterioremente, o general Ahmad Zia Yaftali, médico chefe do Exército do Afeganistão, afirmou que o número de civis mortos poderia passar de 20.

O porta-voz de um comando taleban, Zabihuillah Mujahid, assumiu a autoria do atentado em uma ligação, de local desconhecido, à AFP. "Reivindicamos este ataque. O ataque, um atentado suicida com carro-bomba, foi cometido por nosso mujahedin (combatente da guerra santa)", declarou Mujahid.  Ele disse ainda que os alvos do ataque eram os "invasores da Otan". Em outra ligação, um porta-voz do Taleban disse  que o grupo  usou uma van carregando 750 quilos de explosivos.

Cinco soldados de tropas dos Estados Unidos estavam entre os mortos no ataque, o pior contra forças estrangeiras na capital afegã desde o ano passado, quando seis soldados italianos foram mortos num ataque com um carro-bomba.

O ministério do Interior do país disse que 12 civis afegãos também morreram e outros 47 ficaram feridos. A maioria das vítimas eram pessoas esperando por um ônibus numa rua lotada próxima a uma base militar, a um ministério e ao Parlamento.

O ataque vem depois de o Taleban anunciar uma onda de ataques contra o governo afegão, forças estrangeiras e diplomatas no Afeganistão em resposta aos planos da Otan de uma ofensiva contra o reduto do grupo em Candahar, no sul do país.

"Isso não vai nos impedir em nossa missão de garantir um futuro melhor para este país", disse o porta-voz da Otan, brigadeiro Josef Blotz, em comunicado.

O atentado aconteceu no bairro de Cabul que abriga o Parlamento, o Museu Nacional, um hospital administrado por tropas ocidentais, um ministério e o palácio Darul Aman. Cinco veículos da Otan e vários carros civis foram danificados na explosão.

No total, 208 militares estrangeiros, entre eles 130 americanos, morreram no Afeganistão desde o início de 2010, segundo contagem da AFP com base no site independente icasualties.org. 

* Com as agências internacionais