Deputado cassado dos EUA George Santos se declara culpado por corrupção; pode pegar pelo menos 2 anos de prisão
O ex-deputado dos Estados Unidos George Santos se declarou culpado de acusações de corrupção nesta segunda-feira, cimentando a queda brutal de um político novato que foi cassado no ano passado depois de um breve mandato recheado de escândalos.
Santos, um republicano, foi acusado em um tribunal federal em maio de 2023 por lavagem de dinheiro por usar seus fundos de campanha para pagar despesas pessoais, por cobrar cartões de créditos de doadores de campanha sem consentimento e por receber seguro-desemprego enquanto estava empregado.
Ele se declarou culpado de uma acusação de fraude eletrônica e de uma acusação de roubo de identidade agravado, que implica uma pena mínima de dois anos de prisão. Santo declarou-se culpado numa audiência perante a juíza distrital Joanna Seybert, em Central Islip, Nova York.
Depois de se declarar culpado, Santos, de 36 anos, pediu desculpas aos seus eleitores.
"Lamento profundamente a minha conduta e os danos que causou e assumo total responsabilidade pelos meus atos", disse Santos no tribunal, com a voz trêmula enquanto lia uma declaração preparada.
Inicialmente, Santos havia se declarado inocente. Ele negociava um acordo com os promotores para se declarar culpado desde dezembro.
A definição da sentença de Santos está marcada para 7 de fevereiro. Ele poderá ser sentenciado a 22 anos de prisão e renunciou ao seu direito de recorrer de qualquer sentença inferior a 95 meses — pouco menos de oito anos — como parte do acordo com os procuradores federais.
O seu indiciamento levou a parlamentares a cassá-lo da Câmara em dezembro.
Santos passou boa parte dos seus 11 meses como deputado enfrentando diversos escândalos e sendo ignorado pelos seus colegas depois que foi revelado que ele mentiu sobre boa parte do seu passado.
(Reportagem de Jack Queen em Central Islip, Nova York, e Luc Cohen em Nova York)
Deixe seu comentário