Conteúdo publicado há 4 meses

Blinken diz que Israel aceitou plano de vacinação contra a pólio em Gaza

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou nesta segunda-feira (19), em Tel Aviv, que Israel concordou em apoiar as iniciativas para vacinar as crianças da Faixa de Gaza contra a poliomielite, após a detecção de um caso.

O que aconteceu

"Estamos trabalhando com o governo israelense", disse Blinken. "Acredito que poderemos propor um plano nas próximas semanas. É urgente. É vital", destacou.

O "meio mais rápido e mais seguro", disse o secretário, "seria um cessar-fogo, pois abriria um espaço muito mais amplo para o aumento da ajuda" humanitária.

Na sexta-feira, a ONU pediu que se estabeleçam "pausas humanitárias" na Faixa de Gaza para vacinar mais de 640.000 crianças. Foi detectado um caso de poliomielite na região, o primeiro relatado no território palestino em 25 anos.

O caso foi registrado em Deir al Balah, no centro do território palestino, e envolve "um bebê de dez meses que não foi vacinado". Quase todos os 2,4 milhões de habitantes dessa localidade foram deslocados em dez meses de guerra.

Trégua em Gaza

Blinken afirmou nesta segunda que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou apoio à proposta dos EUA aproximar Israel e o Hamas para a alcançar um cessar-fogo.

Ele incitou o Hamas a fazer o mesmo que Israel. "Em uma reunião muito construtiva com o primeiro-ministro Netanyahu hoje, ele me confirmou que Israel aceita a proposta de aproximação. Que a apoia. Agora cabe ao Hamas fazer o mesmo", declarou.

Israel se comprometeu a enviar uma delegação para as novas negociações. O encontro, que debaterá um acordo de cessar-fogo em Gaza, está previsto para ocorrer nesta semana em Doha ou no Egito. Antes, Israel e Hamas trocaram acusações sobre a responsabilidade pelo fracasso na rodada anterior de negociações indiretas.

Continua após a publicidade

O chefe da diplomacia americana se reuniu nesta segunda-feira com o primeiro-ministro israelense. Blinken, que desembarcou no país no domingo (18), também encontrou o presidente de Israel, Isaac Herzog. Esta é sua nona viagem ao Oriente Médio desde o início da guerra na Faixa de Gaza, desencadeada após um ataque do Hamas em território israelense em 7 de outubro.

*com informações da AFP

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.