Plataforma de petróleo explode no golfo do México

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

 

Uma plataforma de petróleo explodiu e está em chamas desde a manhã desta quinta-feira (2) no golfo do México (EUA), a oeste do local onde em abril um acidente com uma unidade de exploração da petroleira BP provocou o maior vazamento acidental da história.

Local aproximado da plataforma indicado em vermelho

  • Google Earth/UOL

Um helicóptero comercial testemunhou a explosão por volta das 9h30, horário local (11h30, no horário de Brasília), segundo Casey Ranel, um oficial da Guarda Costeira norte-americana. Sete helicópteros, dois aviões e quatro barcos foram enviados para o local, a cerca de 130 km  a sul de Vermilion Bay, na costa da Louisiana (EUA).

Todas as 13 pessoas que estavam na plataforma foram resgatadas da água, informou a Guarda Costeira. Apenas uma delas ficou ferida.

A plataforma Vermilion 380 pertence à Mariner Energy, uma das companhias independentes líderes na produção e exploração de petróleo e gás. A companhia afirma que aparentemente não há vazamento de óleo no local.

"A Mariner notificou e está trabalhando junto com as autoridades reguladoras em uma resposta a esse incidente", diz uma nota oficial da companhia. "A causa [da explosão] é desconhecida, e será realizada investigação a esse respeito".

Em Washington, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, afirmou que o governo federal está pronto para intervir, se for necessário.

"Obviamente temos instrumentos de resposta prontos para mobilização, caso tenhamos relatórios de poluição na água", declarou Gibbs.

Também no golfo do México, a plataforma Deepwater Horizon, da BP, explodiu em 20 de abril, matando 11 trabalhadores e despejando na água cerca de 780 milhões de litros de óleo, no maior vazamento acidental da história da indústria petrolífera.

* Com informações da AP e da MSNBC

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos