Topo

Após receber carta de deputada iraniana, Dilma defende diálogo Brasil-Irã sobre direitos humanos

Do UOL Notícias

Em São Paulo

18/01/2011 13h56Atualizada em 18/01/2011 14h17

A presidente Dilma Rousseff confirmou nesta terça-feira (18) ter recebido uma carta da uma deputada iraniana e defendeu a continuidade do diálogo entre Brasil e Irã sobre questões de direitos humanos.

Ontem, uma agência de notícias do Irã informou que a deputada Zohre Elahian, presidente do Comitê de Direitos Humanos do Parlamento iraniano, teria enviado uma carta a Dilma para informar que havia sido suspensa a sentença que determinava o enforcamento de Sakineh Ashtiani, viúva acusada de traição conjugal e participação na morte do marido.

"A sentença de enforcamento foi suspensa devido ao perdão [dos filhos dela]", diria a carta, segundo a agência de notícias Isna.

A informação foi negada em seguida por uma autoridade do sistema Judiciário do Irã, segundo a qual o caso Sakineh ainda segue seu curso burocrático normal e aguarda veredicto definitivo na Suprema Corte.

Hoje, a Presidência da República informou em nota que Dilma tomou conhecimento da carta enviada por Elahian, mas não detalhou publicamente o conteúdo do documento.

Dilma agradece à deputada iraniana “o interesse em contribuir para um diálogo construtivo entre os dois países sobre temas bilaterais e multilaterais” e “reitera a disposição de continuar conferindo à questão dos Direitos Humanos um lugar central em nossa política externa, sem seletividade e tratamento discriminatório”.

Sem mencionar o nome de Sakineh em nenhum momento, a nota da Presidência acrescenta que é “muito positiva a disposição da deputada Zohreh Elahian de realizar um amplo intercâmbio de opiniões por meio dos canais adequados”.

“Um diálogo com as comissões de Direitos Humanos do Congresso brasileiro poderá ser de grande utilidade nesse sentido”, conclui.

Veja abaixo na íntegra a nota divulgada pela Presidência da República sobre o caso:

A Presidenta Dilma Rousseff tomou conhecimento hoje, 18 de janeiro, da carta que lhe foi enviada pela Deputada Zohreh Elahian, Presidenta do Comitê de Direitos Humanos da Assembleia Consultiva do Irã.

Agradece os cumprimentos que a parlamentar lhe dirigiu por sua eleição à Presidência do Brasil, as informações que constam da carta e o interesse em contribuir para um diálogo construtivo entre os dois países sobre temas bilaterais e multilaterais.

A Presidenta Dilma Rousseff reitera a disposição de continuar conferindo à questão dos Direitos Humanos um lugar central em nossa política externa, sem seletividade e tratamento discriminatório.

A Presidenta considera, finalmente, como muito positiva a disposição da deputada Zohreh Elahian de realizar um amplo intercâmbio de opiniões por meio dos canais adequados. Um diálogo com as comissões de Direitos Humanos do Congresso brasileiro poderá ser de grande utilidade nesse sentido.