Topo

EUA estariam planejando transferir helicópteros para a Turquia, diz agência

Do UOL Notícias*<br>Em São Paulo

27/10/2011 22h27

O governo Barack Obama está consultando o Congresso dos Estados Unidos sobre uma proposta de transferência de helicópteros do Corpo de Fuzileiros Navais para a Turquia. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (27) pela agência Reuters. A medida vem na esteira dos planos do governo turco de vingar os ataques de rebeldes separatistas curdos contra postos militares, na última semana.

A Turquia, aliada da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), tem planos de substituir os helicópteros que foram danificados durante a longa campanha contra os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla original). O plano dos EUA seria trocar dois modelos Textron Inc Bell AH-1Z SuperCobras por três aeronaves AH-1W.

A agência afirma que as fontes do governo americano não puderam ser identificadas, mas disseram que a ideia de retirar armas do arsenal dos Estados Unidos é algo raro.

A proposta vem à tona em meio a dúvidas sobre o crescente distanciamento entre Israel e Turquia, que já foi parceiro próximo de Israel no mundo muçulmano. O governo israelense é um aliado-chave dos Estados Unidos.

O AH-1W foi vendido anteriormente por cerca de US$ 10 milhões. A Turquia comprou dez deles nos anos 90. O preço do modelo maior, com dois motores, poderia chegar a US$ 30 milhões, segundo a indústria do setor.

Seguindo a legislação americana sobre o controle de exportação de armamentos, o governo deve aguardar 15 dias por uma manifestação do Congresso antes de dar continuidade a transferências de armas a um parceiro da Otan. As consultas ainda são informais; desta forma, não é possível determinar um prazo para que a proposta se concretize.

Na última semana, a Turquia realizou ataques aéreos e terrestres contra militantes curdos no norte do Iraque, em resposta à morte dos militares.

O PKK é considerado um grupo terrorista pelos Estados Unidos. Os conflitos com os separatistas se arrastam há 27 anos. A proposta de transferir helicópteros para a Turquia, contudo, é anterior ao ataque curdo, um dos piores dos últimos anos, que resultou na morte de 24 soldados turcos.

Os Estados Unidos e a Turquia têm uma forte tradição de cooperação militar, tanto de forma bilateral como dentro da Otan.

No mês passado, a Turquia concordou em abrigar um sistema de radar americano antimísseis. O equipamento ampliará a capacidade de proteção contra o Irã, que Washington afirma estar desenvolvendo armas nucleares, o que o governo iraniano nega.