Avião da US Airways é isolado após pouso na Filadélfia
Um avião da US Airways que operava um voo procedente de Shannon, na Irlanda, fez o pouso e foi rapidamente isolado no Aeroporto Internacional da Filadélfia, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (7). A aeronave também foi revistada após uma ameaça não especificada pela empresa.
Um porta-voz da polícia disse que o voo 777 aterrissou no horário programado, por volta das 14h (15h de Brasília), após uma viagem com duração de sete horas. O avião foi, então, "isolado" em uma seção no aeroporto.
"Estamos alertas sobre uma possível questão de segurança com o voo e, por excesso de precaução, levamos o aparelho para um lugar remoto", informou a US Airways.
Um telefonema anônimo teria alertado sobre uma bomba no avião, mas não passou de um trote, conforme divulgado pela imprensa do país horas depois do incidente.
O Boeing 757 pousou por volta das 14h, e agentes do FBI (a polícia federal dos EUA) deram assistência, no local, a oficiais de segurança de transportes, de acordo com Carrie Adamowski, porta-voz do bureau.
Houve dúvidas, entre veículos de comunicação do país, sobre as condições de descida da aeronave. A emissora de TV Fox News divulgou que o avião, com destino final previsto para Pittsburgh, fez um pouso de emergência na Filadélfia por conta da ameaça. Essa informação também foi divulgada por algumas agências internacionais.
Já o jornal USA Today informou que não houve pouso de emergência, já que o voo tinha uma parada prevista na Filadélfia.
A porta-voz do aeroporto, Victoria Lupica, disse ao jornal que “o telefonema sobre a ameaça fazia referência ao voo da Irlanda com chegada já prevista”, e que todas as bagagens, previamente verificadas no Reino Unido, foram novamente checadas após o pouso, “por cautela”.
A rede NBC também veiculou que o pouso não foi de emergência, a partir de informações de fontes ligadas à investigação, que não se identificaram por não estarem autorizadas a divulgar detalhes. De acordo com essas fontes, o telefonema anônimo foi feito por um homem e o pouso do avião estava previsto, na realidade, para as 14h05.
O trote teria ocorrido por volta de 12h35, segundo o portal Philly.com, quando o avião já se encontrava a caminho dos EUA. Após o pouso, cães farejadores percorreram a aeronave e passageiros e tripulantes foram entrevistados por agentes do FBI, mas nada foi encontrado.
De acordo com agências internacionais de notícias, a polícia local revistou passageiros, a tripulação e o bagageiro do avião. O Boeing 757 levava 171 passageiros e oito tripulantes.
O incidente ocorreu em um momento de medo a um potencial ataque da rede Al-Qaeda, que causou o fechamento de missões diplomáticas no norte da África e no Oriente Médio. (com agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.