Topo

Ex-líder egípcio volta a ser julgado e acena e sorri ao chegar no tribunal

Deitado em uma maca, Hosni Mubarak é colocado por médicos em uma ambulância para que seja levado de helicóptero do hospital militar Maadi para a Academia de Polícia no Cairo, capital do Egito, onde ocorre nova audiência de seu julgamento neste sábado (14) - Khaled Elfiqi/EPA/Efe
Deitado em uma maca, Hosni Mubarak é colocado por médicos em uma ambulância para que seja levado de helicóptero do hospital militar Maadi para a Academia de Polícia no Cairo, capital do Egito, onde ocorre nova audiência de seu julgamento neste sábado (14) Imagem: Khaled Elfiqi/EPA/Efe

Do UOL, em São Paulo

14/09/2013 12h09

Hosni Mubarak, presidente do Egito deposto depois de décadas no poder, voltou ao tribunal no Egito neste sábado (14) para a retomada do julgamento em que é acusado de matar 900 manifestantes durante os protestos de 2011 que forçaram a sua saída do governo. Ele acenou e sorriu ao chegar ao local.

O ex-ditador de 85 anos, que atualmente cumpre prisão domiciliar, foi condenado e sentenciado a cumprir prisão perpétua por falhar em parar com a matança, mas a sentença foi derrubada no começo do ano e um novo julgamento foi pedido.

O novo julgamento ocorre diante de um cenário de contínua turbulência no Egito. A agitação voltou depois do golpe que derrubou o sucessor de Mubarak, Mohamed Mursi. O governo interino apoiado por militares tem perseguido membros da Irmandade Muçulmana de Mursi e prendeu centenas de pessoas por incitar a violência. (Com agências)