Topo

"Crimeia é e sempre será russa", diz Putin ao Parlamento

Do UOL, em São Paulo

18/03/2014 08h53Atualizada em 18/03/2014 10h36

O presidente russo, Vladimir Putin, fez um longo pronunciamento ao Parlamento de seu país sobre a anexação da Crimeia e afirmou, nesta terça-feira (18), que leis internacionais não foram transgredidas com a declaração de independência da Ucrânia.

“A Crimeia é uma terra russa, Sebastopol é uma cidade russa”, disse Putin. “A Crimeia sempre foi e seguirá sendo" parte da Rússia.

Em referendo realizado no último domingo (16), mais de 95% dos votantes na Crimeia aprovaram a anexação à Rússia -- para Putin, um resultado "mais do que convincente".

“Cidadãos da Crimeia pediram a nossa proteção para evitar o que aconteceu em Kiev, e não podíamos deixar a população da Crimeia em apuros, senão seríamos considerados traidores”, disse o presidente.

Em discurso muito aplaudido, o líder russo não poupou críticas ao Ocidente pelo que chamou de "interferência" e pelas sanções adotadas contra a Rússia em repúdio ao referendo.

“No caso da Ucrânia, nossos parceiros do Ocidente cruzaram uma linha, uma linha vemelha. Eles foram irresponsáveis", afirmou. “É bom que eles lembrem que a lei internacional existe, é melhor tarde do que nunca."

“Eles foram míopes. Não pensaram nas consequências. A Rússia tem seus interesses nacionais que devem ser levados em consideração."