Topo

Vídeo mostra os dez anos de construção do Museu do 11 de Setembro nos EUA

Do UOL, em São Paulo

28/05/2014 17h06

Um vídeo em timelapse (imagens mostradas de forma acelarada) mostra como a área onde ficavam as torres gêmeas do World Trade Center, destruídas com o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, foi transformada com a construção do museu memorial às vítimas.

O vídeo foi gravado durante os últimos dez anos graças à iniciativa de Brian Curry, diretor-executivo da EarthCam. Logo após os atentados, ele instalou câmeras ao redor do local da tragédia.

O objetivo inicial, segundo ele, era “testemunhar a determinação corajosa dos socorristas”. Ao longo dos anos, ele instalou mais câmeras e acabou por documentar a reconstrução do local.

“Esse vídeo comemorativo em timelapse homenageia as vítimas do 11 de Setembro e é dedicado às suas famílias e amigos, com uma agradecimento especial aos socorristas e as rápidas equipes de reconstrução”, disse Curry.

A EarthCam doou todas as imagens gravadas –e a câmera original– ao Museu e Memorial Nacional do 11 de Setembro.

Aberto para o público em geral no dia 21 de maio, o museu tem 23 mil imagens, mais de 10 mil artefatos e 2.000 histórias orais de amigos e familiares das vítimas dos atentados.