Manifestantes entram em confronto com a polícia no centro de Londres
A polícia britânica entrou em confronto, na noite desta quinta-feira (5), com manifestantes que participavam de uma marcha contra o capitalismo no centro de Londres. A Marcha de um Milhão de Máscaras, com a maioria dos integrantes usando a famosa referência a Guy Fawkes, chegou a passar nos arredores do Palácio de Buckingham.
Este é o quarto ano em que o Anonymous convoca anti-autoritaristas de todo o mundo a protestar nas ruas com a máscara do ícone de "V de Vingança". Segundo a BBC, um carro de polícia foi incendiado e janelas foram quebradas na região do Green Park. Policiais formaram uma barreira para conter o grupo na avenida que liga o Palácio de Buckingham à Trafalgar Square. Alguns manifestantes ficaram levemente feridos e foram atendidos no local do protesto.
É uma tradição britânica em todo dia 5 de novembro celebrar o dia em que, em 1605, o católico Guy Fawkes foi preso por tentar assassinar o rei Jaime 1º, explodindo as Casas do Parlamento em Londres com 36 barris de pólvora. Depois de torturado para que confessasse, ele foi enforcado e seu cadáver, esquartejado. Milhares de famílias londrinas se dirigem ao parque mais próximo para apreciar a queima de fogos de artifício e a fogueira local.
Depois de 410 anos comemorando o Dia de Guy Fawkes ou Noite da Fogueira, as intenções originais do conspirador se perderam na memória cultural, e ele se tornou um ícone da dissidência e da resistência: por trás das máscaras, os ativistas estão unidos. (Com agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.