Trump e Sanders vencem primárias de New Hampshire, nos EUA
O empresário Donald Trump, pelo lado republicano, e o senador Bernie Sanders, pelo democrata, confirmaram as pesquisas e foram os vencedores das primárias realizadas nesta terça-feira (9) no Estado de New Hampshire, o segundo a realizar uma prévia da eleição nos Estados Unidos.
O resultado representa um importante trunfo aos dois, que haviam ficado em segundo no caucus de Iowa na semana passada, durante o complexo processo eleitoral americano, com os eleitores republicanos e democratas decidindo seus respectivos candidatos para a eleição de novembro.
Apesar de a apuração ainda não ter sido finalizada, tanto Trump como Sanders já fizeram um discurso aos seus apoiadores, comemorando a vitória.
Segundo a "CNN", com pouco mais de 90% das urnas apuradas, Trump tinha 35% dos votos na disputa republicana, seguido pelo governador de Ohio, John Kasich, com 16%, e o senador ultraconservador pelo Texas, Ted Cruz, que contava com 12%. Já no lado democrata, Sanders tinha 60% dos votos, contra 38% de Hillary.
New Hampshire tem pouca representatividade no Colégio Eleitoral norte-americano, mas é considerado muito importante nas prévias porque indica quais candidatos têm fôlego para continuar na corrida pela Presidência, atraindo eleitores e financiadores para a campanha.
Além disso, os eleitores independentes representam grande parte do eleitorado do Estado e podem votar tanto em um candidato republicano quanto em um democrata, o que torna essa parcela atraente para todos que buscam chegar à eleição final em novembro.
A próxima primária está marcada para 20 de fevereiro, na Carolina do Sul. Na mesma data, o Partido Democrata realiza seu caucus no Estado de Nevada, três dias antes dos republicanos.
"Governo pertence a todo o povo"
O senador Bernie Sanders afirmou que, com sua vitória, se envia "uma mensagem que ecoará de Wall Street a Washington", falando que o povo quer "uma mudança real".
"Juntos enviamos uma mensagem que ecoará de Wall Street a Washington, do Maine à Califórnia, que o governo de nosso grande país pertence a todo o povo e não só a um punhado de ricos contribuintes para as campanhas", disse Sanders.
O senador acrescentou que a alta participação nas primárias de New Hampshire demonstra que sua campanha "colhe o entusiasmo que o partido democrata vai precisar para ter sucesso em novembro", nas eleições gerais.
A campanha de Hillary, por sua vez, admitiu em um breve comunicado que já pensa nas próximas votações que acontecem em Carolina do Sul e Nevada, Estados onde a ex-secretária de Estado tem uma vantagem substancial nas pesquisas sobre o senador.
"Após as duas primeiras disputas, um resultado já antecipado há muito tempo, a atenção se centrará inevitavelmente nos próximo dois dos primeiros quatro estados", disse o chefe de campanha de Hillary, Robby Mook.
"Mundo voltará a nos respeitar"
O empresário Donald Trump afirmou após ser apontado como vencedor da prévia que voltará a fazer dos EUA um país "maravilhoso" quando chegar à Casa Branca.
"Vamos fazer algo tão bom, tão rápido e tão forte que o mundo voltará a nos respeitar. Acreditem em mim", disse Trump para seus seguidores, após agradecer aos eleitores por seu apoio.
Se o multimilionário confirmou o favoritismo, a disputa pelo segundo lugar em New Hampshire só deverá ser definida após a apuração completa das urnas. Além de Kasich e Cruz, Jeb Bush e Marco Rubio disputam o voto dos republicanos com boas chances nessa primária. (Com EFE)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.