Terremoto no Equador mata ao menos 28; 4 países têm alerta de tsunami
Pelo menos 28 pessoas morreram como consequência do terremoto de 7,8 graus na escala aberta de Richter registrado neste sábado no Equador, informou o vice-presidente do país, Jorge Glas.
Desse total, 16 pessoas morreram na cidade de Porto Viejo, dez em Manta e dois na província de Guayas, segundo relatórios preliminares.
O epicentro do tremor foi a 27 km da cidade de Muisne, perto da fronteira com a Colômbia. Um alerta de tsunami foi gerado para Equador, Colômbia, Costa Rica, Panamá e Peru.
Segundo o Serviço Geológico Colombiano, o tremor aconteceu a 18h58 (horário local, 20h58 em Brasília) a uma profundidade de 19,2 quilômetros no oceano Pacífico, com epicentro na região fronteiriça.
O terremoto balançou prédios na capital equatoriana por 40 segundos, e muitas pessoas correram para as ruas. Quito é localizada a cerca de 173 km do epicentro do tremor.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico prevê ondas de 30 cm até 1 metro na costa do Equador.
Na Colômbia, o tremor foi sentido em cidades como Cali, Pasto e Popayán, segundo a União Nacional de Gestão de Risco de Desastres (UNGRD).
Em alguns bairros de Cali, capital do departamento (Estado) de Valle del Cauca, foram registrados cortes de energia elétrica e os bombeiros da cidade informaram de rachaduras em construções.
O diretor da UNGRD, Carlos Ivan Márquez, disse ao canal RCN que o tremor foi "muito forte, mas profundo" e sentido nos departamentos de Nariño, Cauca, Valle del Cauca e no eixo cafeicultor, no centro do país. "Fizemos uma varredura em nível geral e não se tem nenhum reporte por enquanto de danos", acrescentou o diretor da UNRGD. (Com agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.