Topo

Mais de 200 são presos em Washington em protestos contra Trump

20.jan.2017 - Policiais carregam manifestante que foi detido durante protesto contra posse do presidente dos EUA, Donald Trump, nesta sexta-feira (20), em Washington DC - Lenin Nolly/Notimex/Xinhua - Lenin Nolly/Notimex/Xinhua
Policiais carregam manifestante detido durante protesto contra posse de Trump
Imagem: Lenin Nolly/Notimex/Xinhua

Do UOL, em São Paulo

20/01/2017 17h25Atualizada em 20/01/2017 21h55

A polícia de Washington DC anunciou nesta sexta-feira (20) que 217 pessoas foram presas nos protestos contra Donald Trump no dia da posse do novo presidente dos Estados Unidos. Ao menos seis policiais ficaram feridos.

Segundo o chefe de polícia da cidade, Peter Newsham, a maior parte dos protestos foi pacífica, mas um grupo de entre 400 e 500 pessoas tentou se dirigir ao local da posse de Trump, o National Mall, com pés-de-cabra e martelos.

Carros e vitrines foram destruídos; uma limusine foi incendiada. A polícia usou spray de pimenta e gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes.

Houve "estrago significativo" em vários quarteirões da cidade depois que alguns manifestantes jogaram pedras e quebraram vidraças pelas ruas da capital norte-americana. 

Minutos antes do desfile, enquanto Donald Trump ainda participava do almoço do dia da posse, manifestantes ainda estavam nas ruas fazendo barricadas com latas de lixo e enfrentando a polícia, minutos antes do desfile oficial de Trump pela avenida Pensilvânia. Os protestos continuaram durante o desfile, mas não afetaram o roteiro do presidente até a Casa Branca. 

O início do confronto com a polícia foi antes da posse de Trump, pela manhã, quando os manifestantes tentaram bloquear os acessos para a área em que o público acompanharia o evento.

Manifestantes lançaram cones de sinalização contra os policiais, que avançavam com motocicletas contra os manifestantes, na tentativa de conter o avanço do grupo. Eles gritavam "F...-se Donald Trump" e "As ruas são nossas!". Foram derrubadas latas de lixo e vidraças foram quebradas. Policiais usaram spray de pimenta para dispersar o grupo.

Alguns grupos formaram correntes humanas para bloquear as entradas ao evento, incluindo a área prevista para o desfile do presidente após o juramento.

Houve ainda manifestantes que protestaram de forma pacífica com dança, bandeiras com as cores do arco-íris e cartazes de "Não a Trump" em diversos pontos da Avenida Pensilvânia ou a esplanada do National Mall onde se pode acompanhar a posse.