Topo

Lobby pró-armas tem um "amigo e defensor" na Casa Branca, diz Trump

Mike Stewart/AP
Imagem: Mike Stewart/AP

Do UOL, em São Paulo

28/04/2017 15h49Atualizada em 28/04/2017 17h37

Na véspera de completar 100 dias no cargo, o presidente dos EUA, Donald Trump, assegurou o apoio de seu governo a proprietários de armas. "Não haverá mais agências federais que venham atrás de proprietários de armas respeitadores da lei. O governo não tentará mais minar seus direitos e liberdades como americanos", disse Trump durante seu discurso na NRA (Associação Nacional do Rifle), em Atlanta.

"Em vez disso, trabalhemos ao lado de vocês", disse Trump, o primeiro presidente desde Ronald Reagan, em 1983, a discursar na associação. "Posso dizer com orgulho que nunca os desapontarei", ressaltou. "Os oito anos em que as liberdades garantidas pela Segunda Emenda da Constituição foram atacadas acabaram", afirmou Trump, em referência ao governo de Barack Obama, forte crítico do porte de armas.

"Vocês me apoiaram, e eu vou apoiá-los", declarou Trump no discurso. A NRA apoiou a campanha de Trump à Casa Branca desde o início."Digo com orgulho à NRA que nunca, nunca, irei abandoná-la", frisou.

"A liberdade não é um presente do governo. A liberdade é um dom de Deus", afirmou.

Trump relembrou sua campanha e o dia da votação, provocando aplausos da plateia do evento da NRA ao jurar que vai construir o muro na fronteira com o México --nesta semana, o presidente precisou abrir mão da inclusão da verba para a construção no orçamento do ano para assegurar a sua aprovação antes de o governo parar por falta de consenso no Congresso. Segundo Trump, o muro será construído porque é necessário acabar com o tráfico de pessoas e drogas. Mas o presidente não fez nenhuma observação sobre prazos ou como ele será custeado.

"Estes são tempos perigosos", advertiu.