Homem com câncer terminal escala Monte Everest e cumpre promessa em prol de caridade

Colaboração para o UOL

  • Reprodução/Twitter

Um britânico de 47 anos pode ter se tornado o primeiro paciente terminal a escalar o Monte Everest. Ian Toothill atingiu o cume do pico himalaio no dia 5 de junho, mesmo tendo sido diagnosticado com um quadro grave de câncer de intestino em 2015. E ele fez isso em prol de caridade - e para pagar uma promessa de cravar por lá a bandeira do clube rival do seu time de coração.

Por meio de um financiamento coletivo, Ian levantou quase 40 mil libras em doações para a fundação de apoio ao câncer Macmillan. Agora, após a escalada bem-sucedida, ele espera chegar a 250 mil libras.

Na época em que foi diagnosticado, também no mês de junho, Ian foi informado que teria entre quatro meses e dois anos de vida. Agora, superando as expectativas, os médicos dizem que o homem tem apenas "alguns meses para viver".

Morador de Willesden Green, no norte de Londres, ele é fã do time de futebol Sheffield Wednesday. Curiosamente, ao alcançar o topo do Everest, Ian plantou a bandeira do clube rival, o Sheffield United. A "traição" ao time do peito se deu porque, durante a campanha de financiamento, o britânico prometeu que fincaria a flâmula do United no pico se ao menos uma pessoa doasse, sozinha, 1 mil libras. Dito e feito.

"Nada para se ver aqui, apenas um cara com câncer, fã do Sheffield Wednesday, no cume do Everest, com uma bandeira do Sheffield United", escreveu Ian, em seu Twitter.Em entrevista ao telejornal ITV News, o britânico disse que enfrentou dificuldades na escalada, incluindo a destruição de sua tenda e a perda de todo seu equipamento.

Ainda assim, afirmou que, pelo dinheiro conquistado para a caridade, tudo valeu a pena. "Minha principal motivação era saber que o dinheiro irá para pessoas com câncer, para ajudá-las em quaisquer situações for necessário", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos