Topo

Polícia desmascara falso príncipe de Montenegro que enganou até celebridades

O falso príncipe de Montenegro, Stefan Cernetic, com Pamela Anderson - Reprodução/Twitter
O falso príncipe de Montenegro, Stefan Cernetic, com Pamela Anderson Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL

16/06/2017 15h04

Um italiano de 57 anos foi desmascarado pela polícia por se passar por um membro da família real de Montenegro e Macedônia. Stefan Cernetic usava redes sociais, um site falso e documentos forjados para conseguir cortesias e receber por presença VIP em festas.

A farsa rendeu ao homem participações em vários eventos e diversos encontros com políticos, celebridades, Cardinais e atletas, como o tenista Novak Djokovic. Até a atriz Pamela Anderson caiu na mentira, quando em 2015 se ajoelhou diante de Cernetic e foi declarada condessa por ele.

As investigações, divulgadas por veículos da imprensa europeia como o The Times, começaram após o suposto príncipe ter ficado uma semana hospedado em um hotel de luxo sem pagar e pedir que a conta fosse enviada à embaixada da Macedônia na Itália. Os embaixadores afirmaram não reconhecer o homem, e a máscara caiu. A Macedônia não tem família real desde 1918.

Durante uma busca na casa de Cernetic, foram encontrados passaportes diplomáticos, atestados e carimbos roubados, além de um automóvel Mercedes com a insígnia oficial da República de Montenegro.

Uma das vítimas do farsante, o prefeito de Monopoli (Itália), Emilio Romani, desabafou em entrevista ao Daily Mail: "eu me consolo com o pensamento de que não fui o único, sendo que esse indivíduo também esteve com outros prefeitos ao redor da Europa, além de personalidades do show business".

Essa não foi a primeira vez que Cernetic se passou por outra pessoa. Em 2013, o homem fingiu ser editor de uma revista para conseguir comer de graça em um restaurante em troca de uma resenha. Segundo o jornal Reppublica, o golpista e seu cúmplice, que se passava por embaixador da Macedônia, foram denunciados por falsa declaração de identidade e porte e fabricação de documentos falsos.