PUBLICIDADE
Topo

Internacional

350 jacarés podem escapar de parque nacional após inundações nos EUA

Dois maiores jacarés do parque no Texas foram capturados e postos em caminhões - Divulgação/Gator Country Park
Dois maiores jacarés do parque no Texas foram capturados e postos em caminhões Imagem: Divulgação/Gator Country Park

Colaboração para o UOL

28/08/2017 18h09

Se já não bastassem os prejuízos causados pelas tempestades que inundam o condado de Jefferson, no Texas, Estados Unidos, pelo menos 350 jacarés que vivem um parque nacional podem acabar escapando em razão das fortes chuvas - que deixaram pelo menos 6 mortos no estado.

Os jacarés vivem no Gator Contry Park, criado especialmente para esse tipo de animal. As chuvas intensas e as inundações que atingiram o estado acenderam alerta na cidade, que agora se preocupa com o nível dos rios em que nadam os animais.

A preocupação é de que as águas subam tanto que os jacarés escapem por cima dos muros. De acordo com o proprietário do parque, Gary Saurage, não se tem notícia de inundações como essa em pelo menos 12 anos. “Faltam 30 centímetros para que as águas ultrapassem os muros", disse.

Os dois maiores jacarés, Big Al e Big Tex, foram capturados e postos em caminhões. Mas os jacarés nas áreas muradas ainda podem escapar se as águas subirem o suficiente.

O risco é grande caso se confirmem os 12 mil milímetros de chuvas previstos para os próximos dias na região. "Estamos todos cansados, estamos exaustos, não sabemos o que mais fazer", lamenta Saurage.

A tempestade tropical Harvey afetou aproximadamente 6,8 milhões de pessoas, o equivalente a 1/4 de toda a população do Texas, segundo autoridades.

Internacional