Maria vira furacão de categoria 5 e deve atingir ilhas do Caribe castigadas pelo Irma

Do UOL, em São Paulo

  • NASA via AP

O furacão Maria ganhou força na noite desta segunda-feira (18) e se transformou em um furacão de categoria 5  "potencialmente catastrófico", à medida que avançava sobre as ilhas do Caribe recentemente afetadas por Irma, outro furacão, informaram meteorologistas americanos.

Com ventos firmes de 260 km/h, Maria se intensificou rapidamente e se encontra 25 km de Dominica e 70 km da Martinica, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC). "É esperado que o olho e o intenso núcleo (da tempestade) passem perto de Dominica nas próximas horas", alertou o NHC, com sede em Miami.

Maria atingirá "o extremo nordeste do Mar do Caribe na terça-feira e se aproximará de Porto Rico e das Ilhas Virgens na terça-feira à noite e na quarta-feira", acrescentou.

O NHC emitiu advertências de furacão para as ilhas de Dominica, São Cristóvão e Névis, Montserrat, Martinica, Porto Rico (particularmente para suas ilhas Vieques e Culebra) e as Ilhas Virgens americanas e britânicas. Também emitiu avisos de furacão para Saba, Santo Eustáquio, São Bartolomeu (Saint Barth), São Martinho (Saint Martin) e Anguila.

A agência indicou que Maria pode produzir "marés perigosas", com elevação de entre 1,8 e 2,7 metros, e "ondas grandes e destrutivas".

As autoridades francesas de Guadalupe ordenaram a evacuação imediata das zonas de risco na ilha. Esta região é particularmente vulnerável porque acaba de ser afetada pela fúria do furacão Irma, que deixou 40 mortos no Caribe antes de atingir a Flórida, onde morreram 20 pessoas.

Maria é a última de uma série de tempestades que devastaram o Caribe e o Golfo do México durante 2017. Nos últimos 30 dias, os furacões Irma e Harvey deixaram dezenas de mortos e desestabilizaram os mercados energéticos e agrícola. (Com agências internacionais)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos