Topo

Papa Francisco comemora 81 anos e apaga vela de aniversário em pizza gigante

bolo aniversário - AFP - AFP
Bolo de aniversário de 81 anos do papa Francisco
Imagem: AFP

17/12/2017 12h48Atualizada em 17/12/2017 15h07

O papa Francisco assoprou sua vela de aniversário em uma pizza gigante no Vaticano, para a alegria das crianças, neste domingo (17).

Francisco completou 81 anos hoje. Ele disse às crianças, que usam o serviço de saúde do Vaticano, para "comer toda a pizza de quatro metros" porque isso os faria crescer.

pizza papa francisco - L'Osservatore Romano via AP - L'Osservatore Romano via AP
Papa Francisco ganhou uma pizza gigante em seu aniversário de 81 anos
Imagem: L'Osservatore Romano via AP

Mais tarde, centenas de pessoas na Praça São Pedro cantaram "Parabéns a Você" ao papa. A multidão cantou em italiano quando o papa apareceu na janela do Palácio Apostólico, de frente para a praça São Pedro, para dar seu sermão e bênção semanais.

O papa Francisco pediu aos fiéis na Praça São Pedro durante a tradicional cerimônia do Angelus que sejam "sempre felizes, mesmo quando os acontecimentos não são do jeito que queremos".

O papa também enfatizou a importância de não envolver as crianças nas disputas entre adultos.

"Quando as crianças são testemunhas de problemas em casa, de pais que discutem, elas sofrem. Não as deixem tristes. Devemos sempre crescer na alegria", disse ele depois de encontrar jovens desfavorecidos que recebem apoio de uma fundação do Vaticano.

No final de seu almoço de domingo, ele provou um bolo de pera e canela, no qual o artista italiano MauPal, especialista em grafite, representou o papa carregando o peso da Terra nas costas.

O primeiro papa latino-americano foi batizado como Jorge Mario Bergoglio. Ele nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires. O ex-cardeal da capital argentina tornou-se líder da igreja romana católica em 2013.

Francisco, que sempre faz alertas contra consumismo excessivo durante o fim do ano, afirmou que "isto é o natal de verdade. Se tirarmos Cristo, o que sobra? Uma ceia vazia", disse ele em referência à multidão que segurava imagens do menino Jesus para serem abençoadas.

O papa pediu a libertação das seis freiras sequestradas em um convento de Iguoriakhi, na Nigéria, no mês passado. Francisco afirmou que espera que elas e todas as vítimas de sequestros possam estar em suas casas para o Natal.