Menino chinês enfrenta longa jornada de frio intenso para ir à aula e chega com cabelos congelados

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

A vida de um menino chinês de oito anos despertou a atenção do mundo depois que uma foto foi compartilhada nas redes sociais. Na imagem, Wang Fuman aparece com os cabelos e as sobrancelhas congeladas depois de caminhar quase 5 km para chegar até a escola.

O menino vestia roupas bem finas para enfrentar o frio de -9ºC que fazia em Zhaotong, na região central da China. Segundo Fu Heng, diretor da escola primária Zhuanshanbao, que fica na zona rural da cidade, Fuman vive no povoado de Ludian, e caminha durante mais de uma hora para chegar até a instituição todos os dias.

Fuman é uma das crianças deixadas para trás pelos pais, que partem para a cidade em busca de emprego por questões econômicas e os visitam raramente. A criança vive com a irmã e a avó. O sonho dele, segundo o diretor, é conhecer Pequim. Ele ainda quer ser um policial quanto crescer, "porque a polícia pode prender homens maus", disse o menino, segundo a imprensa chinesa.

Reprodução
Menino chinês ganha roupas após foto de seu cabelo congelado no frio viralizar

A foto, feita pelo professor do menino, mostra ainda os alunos da sala rindo de Fuman. Outra imagem mostra as suas pequenas mãos sujas e machucadas pelo frio. As imagens foram feitas pela manhã. Depois de enfrentar as temperaturas negativas no caminho, o menino ainda estuda em uma classe sem aquecimento.

Na escola, as crianças recebem o café da manhã, com pães e biscoitos, e o almoço, já que muitas delas vêm para a aula sem comer.

Segundo o jornal "South China Morning Post", depois que a imagem ganhou o mundo, o pai do menino teria recebido uma oferta de emprego na cidade em que Fuman vive, e a escola recebeu um grande repasse em dinheiro feita por autoridades locais.

Os 81 alunos também teriam recebido peças de roupas adequadas para o inverno e equipamento de aquecimento de ambiente doados por uma empresa. O emprego para o pai da criança também foi oferecido pela empresa. (Com agências internacionais)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos