PUBLICIDADE
Topo

Internacional

"Besta do leste" leva nevascas e risco para a vida no Reino Unido

Do UOL, em São Paulo

27/02/2018 10h01

Fortes nevascas caíram no Reino Unido nesta terça-feira (27) e provocaram alterações nas estradas, voos e serviços ferroviários em vários pontos do país, na semana mais fria do inverno, segundo os serviços de emergência do país.

A "besta do leste", como ficou conhecida no Reino Unido a massa de ar fria vinda da Sibéria e da Escandinávia, deve derrubar as temperaturas na Europa ao longo desta semana.

Os condados de Kent, Surrey, Suffolk e Sussex (no sul e sudeste da Inglaterra) estão entre os mais afetados pelo gelo, com nevascas de até 10 centímetros, enquanto foram registradas outras de cerca de 8 centímetros no nordeste inglês. Nessas regiões, O Reino Unido emitiu alertas "âmbar", que advertem sobre o "possível risco para a vida e a propriedade".

Em partes da Escócia e do norte da Inglaterra, a neve acumulada deve chegar a 40 centímetros entre quarta e quinta-feira, segundo a meteorologia local.

A polícia britânica alertou que as condições nas estradas são agora "traiçoeiras" e informou sobre o cancelamento de centenas de serviços de trem e do fechamento de muitas escolas nacionais.

transito Reino Unido nevasca - Gareth Fuller/PA via AP - Gareth Fuller/PA via AP
Motoristas enfrentam congestionamento em estrada perto de Ashford, em Kent, no Reino Unido
Imagem: Gareth Fuller/PA via AP

Com a nevasca, o Reino Unido tem registrado acidentes nas estradas. Em uma rodovia entre Colchester e Elmsted Market, 17 carros se envolveram em um engavetamento, segundo a polícia de Essex. Em Lincolnshire, um acidente envolvendo dois carros causou a morte de três pessoas.

A companhia aérea britânica British Airways (BA) cancelou hoje dúzias de voos no aeroporto de Heathrow (a sudoeste de Londres), ao mesmo tempo que outra companhia, a easyJet, também antecipou "alterações" em alguns dos seus serviços e recomendou aos seus passageiros consultar seu site.

O Reino Unido está experimentando a que já se considera como a semana mais fria do inverno, segundo os serviços de meteorologia britânicos, e se espera que a neve se mova para o oeste do país durante o dia, para se propagar pela tarde para Escócia e a região das Midlands.

Internacional