Topo

"Há décadas vem acontecendo em nosso país", lamenta Trump sobre tiros em escola do Texas

Estudante de 16 anos chora nos ombros da mãe após atirador abrir fogo contra escola - Michael Ciaglo/Houston Chronicle/AP
Estudante de 16 anos chora nos ombros da mãe após atirador abrir fogo contra escola Imagem: Michael Ciaglo/Houston Chronicle/AP

Do UOL em São Paulo

18/05/2018 13h13

O presidente americano Donald Trump lamentou a morte de pelo menos dez estudantes em uma escola no Texas, alvejados por um atirador que invadiu uma sala de aula na manhã desta sexta-feira (18). Em um discurso na Casa Branca, Trump lamentou que “isso venha acontecendo há muito tempo em nosso país”.

Leia também:

Trump iniciou seu discurso “expressando tristeza pelo tiroteio mortal no colégio Santa Fé”. “Estamos monitorando de perto a situação e as autoridades federais estão coordenando com as locais.”

14.abr.2018 - o presidente norte-americano, Donald Trump, anuncia ataque à Síria durante pronunciamento na noite de sexta-feira (13) - Mandel Ngan/AFP - Mandel Ngan/AFP
Donald Trump em imagem de arquivo: "Estamos monitorando de perto a situação"
Imagem: Mandel Ngan/AFP
Pressionado a restringir a legislação sobre armas nos Estados Unidos, o presidente americano destacou em seu discurso que o problema não é novo. “Isso vem acontecendo há muito tempo no nosso país. Muitos anos, muitas décadas agora”, afirmou. “Enviamos nosso apoio e amor  [...] aos estudantes, famílias, professores e funcionários em Santa Fé.”

Embora não tenha mencionado qualquer restrição à lei de armas, Trump afirmou que seu governo está “determinado a fazer tudo o que estiver ao alcance” para proteger alunos, escolas “e manter as armas longe das mãos daqueles que representam uma ameaça para si mesmos e para os outros”.

Ele pediu que as autoridades em todas as esferas de governo trabalhem juntos “para manter nossos filhos seguros”. “Que Deus cure os feridos, esteja com as vítimas e com as famílias das vítimas. Dia muito triste.”

O crime

Segundo um estudante da Santa Fe High School, o suspeito invadiu uma aula de artes do primeiro período e começou a tirar. Os alarmes de incêndio dispararam por volta das 7h45 (horário local) para que os alunos evacuassem. "No começo, pensamos que era uma simulação de incêndio quando a professora começou a gritar: 'Comece a correr'", disse o aluno à emissora de televisão “KTRK”.

Tiros no Texas 2 - HCSO/Reuters - HCSO/Reuters
Forças policiais entram em escola alvo de tiros em Santa Fe, no Texas
Imagem: HCSO/Reuters
De acordo com Ed Gonzales, xerife do condado de Harris, no Texas, "entre oito e dez pessoas morreram no tiroteio". "Mais informações sobre os mortos e feridos virão mais tarde", disse. Pelo menos três pessoas estão sendo tratadas por ferimentos à bala. Um policial foi ferido, mas a gravidade é desconhecida.

Estudantes evacuam escola alvo de tiro

UOL Notícias