"Há décadas vem acontecendo em nosso país", lamenta Trump sobre tiros em escola do Texas
O presidente americano Donald Trump lamentou a morte de pelo menos dez estudantes em uma escola no Texas, alvejados por um atirador que invadiu uma sala de aula na manhã desta sexta-feira (18). Em um discurso na Casa Branca, Trump lamentou que “isso venha acontecendo há muito tempo em nosso país”.
Leia também:
Trump iniciou seu discurso “expressando tristeza pelo tiroteio mortal no colégio Santa Fé”. “Estamos monitorando de perto a situação e as autoridades federais estão coordenando com as locais.”
Pressionado a restringir a legislação sobre armas nos Estados Unidos, o presidente americano destacou em seu discurso que o problema não é novo. “Isso vem acontecendo há muito tempo no nosso país. Muitos anos, muitas décadas agora”, afirmou. “Enviamos nosso apoio e amor [...] aos estudantes, famílias, professores e funcionários em Santa Fé.”
Embora não tenha mencionado qualquer restrição à lei de armas, Trump afirmou que seu governo está “determinado a fazer tudo o que estiver ao alcance” para proteger alunos, escolas “e manter as armas longe das mãos daqueles que representam uma ameaça para si mesmos e para os outros”.
Ele pediu que as autoridades em todas as esferas de governo trabalhem juntos “para manter nossos filhos seguros”. “Que Deus cure os feridos, esteja com as vítimas e com as famílias das vítimas. Dia muito triste.”
O crime
Segundo um estudante da Santa Fe High School, o suspeito invadiu uma aula de artes do primeiro período e começou a tirar. Os alarmes de incêndio dispararam por volta das 7h45 (horário local) para que os alunos evacuassem. "No começo, pensamos que era uma simulação de incêndio quando a professora começou a gritar: 'Comece a correr'", disse o aluno à emissora de televisão “KTRK”.
De acordo com Ed Gonzales, xerife do condado de Harris, no Texas, "entre oito e dez pessoas morreram no tiroteio". "Mais informações sobre os mortos e feridos virão mais tarde", disse. Pelo menos três pessoas estão sendo tratadas por ferimentos à bala. Um policial foi ferido, mas a gravidade é desconhecida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.