Topo

CIA conclui que príncipe saudita mandou matar jornalista, diz jornal

9.out.18 - Imagens de câmera de segurança mostram o jornalista Jamal Khashoggi entrando no consulado saudita, em Istambul  - CCTV/Hurriyet via AP
9.out.18 - Imagens de câmera de segurança mostram o jornalista Jamal Khashoggi entrando no consulado saudita, em Istambul Imagem: CCTV/Hurriyet via AP

Do UOL, em São Paulo

16/11/2018 21h49

A CIA concluiu que o príncipe saudita Mohammed bin Salman mandou matar o jornalista Jamal Khashoggi em Istambul, Turquia, em outubro. As informações são do jornal The Washington Post. 

Para o jornal, a avaliação da agência de inteligência norte-americana contradiz o governo da Arábia Saudita e deixa em situação complicada o presidente Donald Trump, que tenta proteger suas relações com o mais próximo aliado árabe. 

Entre os elementos que levaram à conclusão da CIA está uma ligação feita para o jornalista pelo irmão do príncipe, Khalid bin Salman, que é também embaixador nos Estados Unidos. Segundo fontes, ele teria dito a Khashoggi ir ao consulado saudita em Istambul pegar alguns documentos.

Acredita-se que 15 agentes sauditas mataram o jornalista no interior da representação saudita. Khashoggi, que escrevia para o Washington Post, era um grande crítico do príncipe. 

O corpo do jornalista ainda não foi encontrado, mas áudios colocados no interior do consulado pelo governo turco, e cedidos à inteligência americana, revelam que o jornalista foi morto assim que entrou no estabelecimento. 

Outros países, como Alemanha, França e Reino Unido, já haviam indicado o envolvimento de Mohammed no caso. Para eles, não há como o assassinato ter acontecido sem o conhecimento do príncipe, extremamente influente nos negócios de seu país.