Topo

Ataque armado deixa 3 mortos e 8 feridos em mercado de Natal na França

Equipes de resgate trabalham no local do tiroteio em Estrasburgo, na França - Reuters
Equipes de resgate trabalham no local do tiroteio em Estrasburgo, na França Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

11/12/2018 18h05Atualizada em 11/12/2018 23h55

Três pessoas morreram e pelo menos oito ficaram feridas após um ataque a tiros no centro da cidade francesa de Estrasburgo, segundo a polícia. Os tiros foram disparados por volta das 20h (17h de Brasília) perto de um mercado de Natal famoso na praça central da cidade. O suspeito de abrir fogo está foragido.

Anteriormente, a informação era de que quatro pessoas haviam morrido, mas o ministro do Interior, Christophe Castaner, confirmou o número de três mortos.

O incidente está sendo tratado como atentado terrorista. A prefeitura da cidade francesa aconselhou os cidadãos a permanecer em suas casas. O Ministério do Interior francês postou uma mensagem no Twitter alertando que este é um "grave evento de segurança pública".

Autoridades confirmaram que o suspeito já foi identificado. Ele tem 29 anos e era procurado pelas autoridades por suspeita de roubo, mas sua identidade não foi divulgada. O homem tem registro de antecedentes criminais e estaria ferido após uma troca de tiros com policiais. Não há informações sobre as motivações do crime.

Segundo as informações preliminares, logo depois de abrir fogo no mercado de Natal da Place Kléber, o atirador seguiu para a Grand'Rue, onde atirou novamente. Um grande número de serviços de emergência foi enviado para o local enquanto os policiais esvaziaram a área. Vídeos publicados nas redes sociais mostram pessoas gritando, em pânico, e tiros são ouvidos.

O Parlamento Europeu, que tem uma base em Estrasburgo, foi fechado e todos que estavam lá foram proibidos de sair. A França está em alerta máximo depois de sofrer uma onda de ataques promovidos por militantes do Estado Islâmico em 2015 e 2016, que mataram mais de 200 pessoas.