Itamaraty recua de convite a Maduro após orientação de equipe de Bolsonaro
O Itamaraty desistiu de convidar os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e de Cuba, Miguel Díaz-Canel, para participar da posse de Jair Bolsonaro no próximo dia 1º de janeiro, em Brasília, após receber uma orientação da equipe do futuro governo.
A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Itamaraty. Um convite chegou a ser enviado para os dois países, mas, ainda conforme a assessoria, um novo documento formal com o recuo já foi enviado após a orientação.
Na manha deste domingo, o futuro ministro das Relações Exteriores no governo de Jair Bolsonaro (PSL), o embaixador Ernesto Araújo, afirmou que Maduro não foi convidado para a cerimônia de posse, em Brasília, "em respeito ao povo venezuelano".
Em mensagem publicada em seu perfil oficial no Twitter, Araújo disse que "não há lugar para Maduro numa celebração da democracia e do triunfo da vontade popular brasileira. Todos os países do mundo devem deixar de apoiá-lo e unir-se para libertar a Venezuela".
Após a declaração de Araújo, o ministro das Relações Exteriores e ex-vice-presidente da Venezuela, Jorge Arreaza, divulgou em sua conta no Twiiter o convite para a posse de Bolsonaro enviado pelo governo brasileiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.