PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Embaixador israelense no Brasil confirma que Netanyahu estará na posse

30.jul.2017 - O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu durante reunião semanal de seu gabinete em Jerusalém - Amir Cohen via AP
30.jul.2017 - O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu durante reunião semanal de seu gabinete em Jerusalém Imagem: Amir Cohen via AP

Beatriz Montesanti

Do UOL, em São Paulo

26/12/2018 19h16

O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, confirmou que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, estará na posse presidencial de Jair Bolsonaro no dia 1º de janeiro. A presença de Netanyahu havia sido posta em xeque após o premiê passar por revezes políticos em seu país nesta semana. 

Ao UOL, a assessoria da embaixada confirmou que a agenda inicial do premiê no país está mantida. É esperado que Netanyahu chegue no Rio de Janeiro entre quinta (26) e sexta-feira (27). Na sexta, ele almoça com Bolsonaro. Há ainda dois encontros previstos para acontecer no Rio do premiê com membros da comunidade judaica no país, segundo a Federação Israelita. 

Depois, Netanyahu viaja a Brasília, onde participará do cerimonial de posse de Jair Bolsonaro. 

Nesta quarta (26), o Knesset, parlamento israelense, aprovou um projeto de lei para dissolver a assembleia e realizar eleições antecipadas no dia 9 de abril - a princípio, elas estavam agendadas para novembro de 2019. 

A dissolução acontece em meio a uma crise política no país. Netanyahu enfrenta três investigações de corrupção e sobrevive com uma maioria mínima no parlamento. Ele corria o risco de perder o resto de sua coalizão na tentativa de aprovar um projeto de lei que obriga o alistamento no Exército de judeus ultraortodoxos. 

Internacional